domingo, 17 de junho de 2012

AGROTURISMO 5-5


OPINIÃO
Nestes anos muito podemos falar do contato com os turistas. Em sua maioria, 80 por cento vêm da Grande Vitória, que fica a 100 km, 20 por cento vem de todo Brasil. Recebemos turistas do exterior. O que nos leva a concluir: temos um grande mercado para trabalhar. Temos temporadas com mais turistas e outras com menos, mas os temos sempre, daí o slogan:
AGROTURISMO O ANO TODO.
Faz parte do negócio a insistência e a dedicação. A nossa temporada é no inverno. Mas nos meses de verão acontece um bom fluxo. Nesta época recebemos o maior número de turistas das partes mais distantes do Brasil. Este número é crescente e deve-se ao fato da mudança que está acorrendo com turistas que procuram a montanha, não ficando somente na praia.
Na propriedade passam em média 500 pessoas por semana, 20 por cento são de visitas técnicas de agricultores que querem conhecer o que fazemos. Recebemos estudantes que monitorados conhecem as culturas e o trato com os animais. Viramos ponto de referência, fazendo com que busquemos inovações e tecnologias.
Receber pessoas  nos levar a observar mais e mais. Tomamos decisão com maior rapidez nas mudanças que se fazem necessárias. As pessoas que nos visitam nos ajudam a caminhar em frente, sem desanimar.
Uma mudança deve ocorrer com a organização ao redor da casa. Uma pessoa ao levantar e olhar ao seu redor, verificar que tudo está em ordem e belo, terá muito mais ânimo para encarar aquele dia.
Um fato chama a atenção: o turista fica encantado com a nossa alegria e satisfação. Isso porque como agricultores nos sentimos valorizados, conseqüência do trabalho e da venda dos produtos de nossas agroindústria, tornando-a sustentável e agregadora.
Sustentabilidade é o que devemos buscar, a terra deve ser preservada e ao mesmo tempo servir para tirar o nosso sustento. A propriedade tem de passar por um projeto de adequação de uso, que deve ser com a cultura mais conveniente. Não creio na monocultura, creio na agricultura diversificada, onde podemos dividir a terras em vários pedaços de culturas diferentes, plantadas de acordo com o que melhor desenvolver naquele lugar.
Temos de reflorestar as áreas destruídas. Plantamos eucalipto para o próprio consumo. Usamos eucalipto para lenha e madeira, não havendo necessidade de desmatar novas áreas. Temos de preservar o meio ambiente, pois dele depende o equilíbrio das cadeias alimentares existentes na natureza. Assim conseguimos controlar as pragas com mais facilidade.
Quando usamos técnicas adequadas e vendemos nossos produtos, temos a oportunidade de tornar a terra sustentável. Para isso é necessário não interromper o ciclo da vida. Plantar feijão, colher, vender e obter uma receita é o que todos fazem. Mas ao usar a palha do feijão para alimentar o gado, ele por sua vez a transformará em matéria orgânica, é o que a terra necessita para produzir com produtividade, tornando a sustentabilidade um fato real.
A sustentabilidade ocorre ao agregarmos valor. Agregar não é fácil, exige mudanças que nem sempre percebemos que de fazem necessárias, perceber o que os outros não perceberam. É descobrir o que é diferente, mas característico. Agregar é começar a cada dia, tudo de novo, o que há anos já fazemos. Agregar é fazer produto de qualidade, fazer cursos e buscar mercado. Agregar é tudo isso e mais: ouvir, estar atento para o que não pode sabemos fazer e observar. Agregar não é igual para todos. Cada um tem o seu modo de realizá-lo.
Para ter êxito o primeiro passo é buscar a sustentabilidade. Isto exige um bom tempo. Não podemos dar passos maiores do que as pernas. Devagar agregamos valores. Está análise deve ser feita em cada atividade, nunca devemos fazer só porque o vizinho fez e deu certo. Ver o que temos em comum e adaptar à realidade é o melhor caminho.
UMA BREVE ANÁLISE
Nestes anos percebi alguns problemas que o turismo enfrenta. O espírito egoísta de muitos. Considerando-se auto-suficiente e pensando que pode resolver tudo só. É normal pensar em uma solução que atenda a si e ao seu individualismo. Não crescemos por falta do espírito de parceria.
Não devemos omitir a qualidade que os outros têm. Com isso ofereceremos muitas opções ao turista. Ele retornará e todos ganharão. Quando deixamos de receber um turista, todos perdem. Temos de mudar a forma de trabalhar, ou seja, precisamos virar o saco pelo avesso.
É comum dizermos: falta apoio do governo, não temos estrutura, enfim, só falta, falta.. Temos estrutura, não temos organização. Não fazemos análise do problema, levantando as suas origens.
Não é certo querer resolver todos os problemas de uma vez. Dizemos que não caminhamos por falta de dinheiro. Pode ser que o dinheiro seja mal empregado. Está na hora de vermos o que cada um pode oferecer e fazer para a atividade caminhar.
O turismo não encontrou o seu devido espaço. O Brasil possui um dos maiores potenciais do mundo.  Temos que despertá-los. Esta tarefa é nossa. Se o turismo não atrai devidamente é porque oferece pouco. É preciso ter opções. Na montanha não é só agroturismo. Hotéis de luxo, pousadas rurais de menor custo, enfim, temos diversas modalidades para atender a todos. Com mais atrativos, melhor desempenho. Devemos manter as características da região.
CONCLUSÃO
Gostaria de exigir mais da sensibilidade dos governantes em relação ao meio rural. Não conseguem ver que o Estado torna-se um empecilho e não um parceiro para o homem do campo.
Temos de acreditar em nosso potencial e exigir mudanças para termos êxito. Temos dificuldade em nos organizarmos para mobilizações e reivindicações em busca de soluções para problemas comuns. Quando agrupamos devemos buscar soluções que sirvam a todos. Normalmente queremos ajuda que atenda a nossa dificuldade particular e nunca a solução coletiva. Quando unimos forças e pedimos um bem comum é mais fácil de alcançá-lo. Devemos trabalhar melhor.
O agroturismo é uma modalidade de turismo rural que tem características próprias e bem definidas, nasceu com uma particularidade, a espontaneidade. Não imitou formas e fórmulas já existentes. Nasceu numa comunidade agrícola, com fortes traços culturais e um meio ambiente propício. Criou mais uma opção, um novo nicho de mercado. É uma atividade que veio para a família rural como renda extra e complementar. Atendeu a uma parcela da sociedade que busca a tranqüilidade do campo, sua vida simples, suas tradições e culinária.
O
AGROTURISMO
AJUDA
A
RESGATAR
OS
VALORES
E
FIXAR
A
FAMÍLIA
RURAL
NO
CAMPO.

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