segunda-feira, 30 de julho de 2012

CRÉDITO RURALNO ES PARA 2012/13, 2 BILHÕES

                        -Vivemos tempos de turbulência economica que vai perdurar por algum tempo, com problemas na economia mundial e no consumo. Vivemos ainda a perda do incentivo do Fundap, que vai reduzir o repasse para os Municípios. Se neste ano chegou-se a 600 milhões de reais para os municípios, não havendo diminuição do comercio via Fundap, vamos ter 200 milhões, isto porque o ICMS de 12 vai cair para 4 por cento.
                        Este foi o alerta que o Governador Renato Casagrande fez nesta segunda feira no  Palácio Anchieta em solenidade que anunciou 2 bilhões de reais para o crédito rural para o ano agrícola 2012/2013. Destacou ainda o Governador que é preciso  ter qualidade nos gastos  e firmezas nas ações.
                        CREDITO RURAL
                        No ano agrícola 2011/2012 o crédito somou 1,8 bilhão (com 56 mil operações) e no período 2012/2013 a previsão é de se chegar a 2,0 bilhões (com 62 mil operações), segundo o Secretário da Agricultura, Enio Bergoli, que ainda disse que no Brasil 20 % do crédito é de investimento, mas que  o Espírito Santo chega a 41 %.
                        Do financiamento total, café, leite e fruticultura absorvem 80 % do montante. Lembrou ainda o Secretário que é preciso renovar as lavouras de café e tecnificar   a pecuária leiteira.
                       A rede bancária que atende o meio rural capixaba envolve as seguintes instituições: Banco do Brasil, Banestes, Sicoob, Banco do Nordeste e Bandes.
                       Uma das metas do programa é atingir as famílias mais pobres, a pesca, a renovação da lavoura cacaueira e executar um trabalho de plantio de café conilon no sul do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário