Dez jovens estudantes, moradores de comunidades rurais dos municípios de Santa Maria de Jetibá,Vargem Alta, Vila Pavão e Baixo Guandu, descendentes de alemães e pomeranos, vão participar de um intercâmbio na Alemanha. O embarque será em agosto.
A iniciativa faz parte das ações do projeto “Valorização da Juventude Rural”, e também de umaparceria firmada entre a Associação Deula Ijuí – Instituto Alemão de Tecnologia Agrícola, oConsulado da Alemanha no Espírito Santo, a Fundação Germânica Capixaba Anna Duis, o Movimentode Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e o Governo do Espírito Santo, por meio daSecretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Nesta segunda-feira (02) os alunos receberam das mãos do governador Renato Casagrande e dosecretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o certificado de conclusão do curso de línguaalemã, que teve duração de 100 horas, custeado pela Seag para garantir a presença dos jovens nointercâmbio.
“Esse é mais um investimento que se confirma e vai proporcionar uma mudança para melhor na vidadesse grupo de jovens e de suas famílias”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, EnioBergoli.
“Agora que fizemos o curso, estamos em condições de ir à Alemanha participar do intercâmbio, etrazer conhecimento de tecnologia para desenvolver a agricultura na nossa comunidade”, destaca aestudante Elizete Hammer, que participará do intercâmbio juntamente Érikson Estrey, Valdeir Brum,Thatiana Krause Berger, Norilza Seefeld Behrend, Rodrigo Schultz, Rodrigo Bull, Claudivana Haese, Rubens Piske Rodrigues e Maico Partelli.
Este curso ensinou a língua alemã visando uma comunicação inicial básica dos jovens ruraiscapixabas, no seu cotidiano durante o período do intercâmbio, nas atividades e no lazer. “Os alunosnão tiveram muita dificuldade em aprender o idioma, uma vez que a maior parte deles domina odialeto pomerano”, esclarece o professor do curso, Juniomar Schmidt.
Durante um ano o grupo vai conhecer mais sobre atividades sócio profissionais nas áreas agrícola e zootécnica, e da cultura européia, com os temas de trabalho voltados à organização da propriedade, cálculos profissionais, produção de plantas, manejo de solo, preparação de câmara de semente, conservação de cereais, selagem de milho e grama, adubação com esterco e adubo mineral, cálculo de adubação e pecuária (criação, alimentação e manejo de gado leiteiro, cálculo de alimentação de bovinos e suínos, estudo e prática em máquinas agrícolas).
“Estamos na quarta edição deste programa de intercâmbio e percebemos o aumento de interesse por parte dos jovens em obter novos conhecimentos e aplicá-los no local onde moram. Além disso, eles entram em contato com uma cultura diferente e aprendem outra língua”, frisa a representante do Consulado da Alemanha, Petra Gunter Vieira.
O projeto ‘Valorização da Juventude Rural’ é um dos 13 que integram o programa ‘Vida no Campo’. Com ele, os jovens do interior recebem apoio para aprimorar conhecimento e a qualificação profissional, e até 2014 a meta é qualificar 1.440 jovens de todas as regiões do Estado.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Seag Leo Júnior (27) 3636-3700 / 9942-9616 leonardo@seag.es.gov.br Mike Figueiredo (27) 3636-3651 / 9704-2843 mike@seag.es.gov.br www.twitter.com/seages www.facebook.com/SeagES
Nenhum comentário:
Postar um comentário