A companhia de alimentos norte-americana Kraft Foods cortou os preços de suas marcas de café Maxwell House e Yuban em quase 6%, seguindo um movimento similar anunciado pela J.M. Smucker - também empresa norte americana do ramo, na semana passada. Ambas as companhias citaram a queda dos preços do café verde como o motivo para os cortes.
Os futuros de café arábica recuaram quase 30% ao longo do último ano, devido a uma safra recorde do Brasil, responsável por quase um terço do café produzido no mundo. Empresas norte-americanas de alimentos haviam reajustado os preços em 2011, quando os futuros do arábica chegaram a subir acima de 300 cents/lb. Agora o arábica é negociado a cerca de 140 cents/lb, por isso Kraft e Smucker decidiram diminuir os preços cobrados por café vendido no varejo. A Smucker também cortou os preços de produtos de café embalado em 6%.
Os preços do café premium, contudo, seguem sendo impulsionados pela demanda crescente. 'Contrariando as tendências recessivas que levaram os consumidores a reduzir gastos, os cafés premium de dose única lideraram o crescimento da categoria de café entre 2010 e 2012', conforme relatório da empresa de pesquisas Mintel sobre o mercado norte-americano.
As reduções anunciadas na semana passada pela Kraft excluem algumas das marcas de maior preço, como Gevalia. 'Depois de reduzir os preços do café torrado e moído Gevalia nos pontos de venda em aproximadamente 10% em maio de 2012, acreditamos que a marca está com valores competitivos atualmente', disse um porta-voz da Kraft, Russ Dryer.
As informações são da Dow Jones e da Agência Estado, adaptadas pelo CaféPoint.
Os futuros de café arábica recuaram quase 30% ao longo do último ano, devido a uma safra recorde do Brasil, responsável por quase um terço do café produzido no mundo. Empresas norte-americanas de alimentos haviam reajustado os preços em 2011, quando os futuros do arábica chegaram a subir acima de 300 cents/lb. Agora o arábica é negociado a cerca de 140 cents/lb, por isso Kraft e Smucker decidiram diminuir os preços cobrados por café vendido no varejo. A Smucker também cortou os preços de produtos de café embalado em 6%.
Os preços do café premium, contudo, seguem sendo impulsionados pela demanda crescente. 'Contrariando as tendências recessivas que levaram os consumidores a reduzir gastos, os cafés premium de dose única lideraram o crescimento da categoria de café entre 2010 e 2012', conforme relatório da empresa de pesquisas Mintel sobre o mercado norte-americano.
As reduções anunciadas na semana passada pela Kraft excluem algumas das marcas de maior preço, como Gevalia. 'Depois de reduzir os preços do café torrado e moído Gevalia nos pontos de venda em aproximadamente 10% em maio de 2012, acreditamos que a marca está com valores competitivos atualmente', disse um porta-voz da Kraft, Russ Dryer.
As informações são da Dow Jones e da Agência Estado, adaptadas pelo CaféPoint.
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