Em entrevista,
Guilherme de Castro Belardo destaca o desafio de aumentar a mecanização em
nível global e desenvolver produtos que atendam às demandas de maior
produtividade e redução de custos
O Projeto AGROdestaque
divulga as contribuições que o egresso da Escola Superior de Agricultura"Luiz
de Queiroz" (USP/ESALQ) realiza nas Ciências Agrárias,
Ambientais e Sociais Aplicadas. Consiste em uma entrevista em formato ping-pong,
na qual é possível obter informações sobre oegresso –
breve currículo, demandas da área em que atua e opiniões acerca de aspectosrelacionados
ao mercado profissional.
Além da publicação nos sites da Escola (www.esalq.usp.br/acom/agrodestaque) e da Associaçãodos Ex-alunos da ESALQ (ADEALQ) (www.adealq.org.br/), o material é disponibilizado comosugestão de pauta aos veículos de comunicação da
USP, de Piracicaba e região, bem como aosprofissionais da mídia especializada. Segue entrevista com
Guilherme de Castro Belardo, formado em Engenharia Agronômica em 2001.
Atuação profissional
Após formar-se, realizou
MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV),
mestrado em Agronomia no programa de Maquinas Agrícolas pela ESALQ, fez
especialização em agronegócio pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em
Gestão de Projetos e em Gestão de Produto pela Escola Superior de Propaganda
e Marketing (ESPM). Montou a AgriMarket Assessoria e Planejamento de
Marketing para empresas do Agronegócio, trabalhou na AGCO do Brasil (Massey
Ferguson e Valtra) ocupando cargos de coordenação de marketing de produtos
(tratores, colhedoras de grãos, agricultura de precisão) e gerencia de
marketing e produtos (segmento de cana e forragem). Atualmente, na CNH, é
responsável pela marca Case IH como gerente global de marketing para cana e
café.
Quais suas principais
funções na CNH? Qual a importância delas para o mercado?
Minha atribuições
baseiam-se na gestão de portfólios de produtos correntes a nível global, da
estratégia de produtos a médio e longo prazo, de gerenciamento no
desenvolvimento de produtos e de marketing estratégico e tático de equipes
globais. A função é de suma importância para o setor por ser responsável pelo
gerenciamento, estratégia e desenvolvimento de produtos voltados às melhores
aplicações e práticas agrícolas do setor canavieiro e cafeeiro.
Quais os principais
desafios desse setor?
Entre os principais
desafios estão o crescimento da mecanização que vem ocorrendo principalmente
nos mercados emergentes da América Latina, Ásia e África, os mercados
Europeus, Norte Americanos e Australianos, já estão com uma taxa de
mecanização mais avançados. Também existe um grande desafio no
desenvolvimento de produtos que com a dinâmica de mercado globalizados exige
que sejam implementados com maior rapidez, atendam as demandas de maior
produtividade das culturas e redução de custos de produção. O aumento da
mecanização está ocorrendo por dois motivos. Primeiro, pela tecnologia e
qualidade das operações agrícolas que vem melhorando ano a ano com a
aplicação de melhores práticas de mecanização do plantio à colheita. Segundo,
pelo aumento dos custos de produção que fazem com que os produtores e
empresas do setor busquem maiores eficiências e redução de custos. Isso
implica na mecanização das lavouras.
Que tipo de profissional
esse mercado espera?
Profissionais dos setores
agronômicos, agrícolas, administração e gestão devem ter sólida formação em
aplicação de máquinas agrícolas, gestão de produtos, projetos e pessoas.
Entrevista concedida à
Ana Carolina Miotto
Estagiária de Jornalismo
22/02/13
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Ana
Carolina Miotto
Estagiáriimprensa.esalq@usp.br |
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