terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cooxupé expande comércio de cafés pela internet


Folha de São Paulo

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO
Considerada uma das maiores cooperativas de café do mundo, a Cooxupé está usando a internet para expandir o comércio de seus produtos.
Antes restrito às cidades do sul de Minas Gerais e algumas cidades do interior de São Paulo próximas à divisa, a venda agora pode ser feita por meio de uma loja online para as localidades onde chegam correspondências dos Correios, parceiro no negócio.
O faturamento com as vendas online ainda não foi estimado pela direção da cooperativa, com sede em Guaxupé (MG), mas a expectativa para este ano é que o comércio de café --beneficiamento, comercialização, exportação-- movimente entre R$ 2,5 bilhões a R$ 3 bilhões.
 Divulgação 
Café em linha de produção da Cooxupé, na cidade mineira de Guaxupé; cooperativa agora vende seus produtos pela internet
Café em linha de produção da Cooxupé, na cidade mineira de Guaxupé; cooperativa agora vende seus produtos pela internet
Atualmente, a Cooxupé tem 11,6 mil cooperados distribuídos nas regiões do sul de Minas, Cerrado Mineiro, Alto Paranaíba e Vale do Rio Pardo. O faturamento em 2012 foi de R$ 2,2 bilhões e em 2011, R$ 3 bilhões.
A diferença, segundo o gerente de torrefação Mário Panhota, é explicada pela variação do mercado de café. Em um ano, o preço da saca de 60 kg pode estar bom, mas em outro não, acompanhado das variações na produção.
PROPAGANDA
De acordo com ele, a ideia de vender café pela internet surgiu da percepção de que as pessoas que compravam no comércio das cidades do Sul de Minas e do interior de SP, ofereciam os produtos como presentes em localidades de todo o país.
"Além disso, havia muita propaganda entre os cooperados. Como são muitos, fica fácil fazer propaganda. As pessoas compravam e davam de presente para outras que não tinham como comprar. Então criamos a loja online", disse.
Em três meses de funcionamento da loja, segundo ele, foram comercializados cerca de 1.200 quilos de café. A expectativa inicial da cooperativa era de que esse valor inicial não ultrapassasse 500 quilos.
Segundo Panhota, a opção da loja online com entrega pelos Correios evita gastos maiores se fosse distribuir o produto para todo o país. "É uma questão de logística. Hoje é muito difícil distribuir produtos pelo país, seja pelo custo do transporte, seja pelas condições dos modais", afirmou.
Há cinco meses, a Cooxupé avançou na expansão e passou a vender cafés para redes de supermercados do Estado do Rio de Janeiro. Entre eles estão o Pão de Açúcar, Mundial, Prezunic e Supermarket. A cooperativa também negocia com a rede Guanabara.
"Os produtos estão em cerca de 200 lojas do Rio de Janeiro [capital] e de cidades da região dos Lagos, como Cabo Frio e Búzios", disse o gerente de torrefação da Cooxupé. "Estamos buscando mais regiões", completou.
EMPREENDEDORISMO
Para a professora da FGV Ingrid Paola Stoeckicht, especialista em empreendedorismo social, não é comum cooperativas tomar medidas inovadoras como a abertura de uma loja online para venda dos produtos.
Segundo ela, a iniciativa quebra modelos tradicionais. "Eles estão mais próximos do consumidor final, e não apenas como distantes fornecedores para uma grande empresa multinacional de café", afirmou.
De acordo com Ingrid, a iniciativa pode ser replicada por outras instituições. "É uma iniciativa empreendedora e inovadora, uma vez que traz uma nova proposta para um todo", disse.
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