quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Museu inaugura a exposição em homenagem aos 50 anos da OIC

Mostra temporária revela a trajetória da instituição e a importância para o mercado cafeeiro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o governo do Estado de São Paulo promovem a exposição “50 anos da Organização Internacional do Café”. A abertura do evento será realizada no próximo dia 10 de dezembro, às 19h, no Museu do Café, antigo edifício da Bolsa Oficial de Café, em Santos, SP, e contará com as participações do secretário de Produção e Agroenergia do Mapa, João Alberto Paixão Lages, e do diretor do Departamento do Café da pasta, Janio Zeferino da Silva. A mostra ficará em cartaz até o dia 31 de março de 2014 e tem como objetivo destacar a importância e a trajetória da entidade ao longo dos anos.
Nestes últimos 50 anos, a Organização Internacional do Café (OIC) se tornou um órgão de cooperação entre países produtores e consumidores de café, com representatividade no cenário mundial. Desenvolveu papel fundamental na estabilidade do mercado, por meio da administração dos Convênios Internacionais do Café. Hoje, trabalha com o objetivo de fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável, oferecendo melhores condições aos participantes do agronegócio e atuando inclusive em prol de pequenos produtores de países em desenvolvimento.
A exposição trará itens que estão diretamente relacionados com a atuação da indústria cafeeira, como sacas de café de diversos países e convênios assinados por representantes de várias nações. A mostra também irá disponibilizar trechos de entrevistas do projeto da história oral do Museu, em áudio e vídeo, de personalidades ligadas à corretagem e exportação e, como destaque, o depoimento do ex-ministro Delfim Neto. Complementando o discurso narrativo, imagens de marcos históricos - como a quebra da Bolsa em 1929, propagandas do Instituto Brasileiro do Café, Guerra do Vietnã, entre outros - contextualizam pelo viés político e econômico a trajetória da OIC no século XX.
Os visitantes poderão aprender mais sobre o mercado e os benefícios do café por meio de ações educativas. O jogo “Fazenda Sustentável” trata, de forma lúdica, sobre questões relativas à cafeicultura sustentável e aos selos de certificação, que são a garantia de que foram cumpridos normas e métodos específicos que agregam valor ao grão. Haverá ainda um mapa-mundi interativo, com informações sobre os cinco maiores países produtores e exportadores do produto.
O Museu do Café fica localizado na rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Para atender à demanda de turistas e moradores da região, o Museu do Café passa a funcionar também às segundas-feiras até fevereiro. Excepcionalmente neste período do ano, o Museu funcionará de segunda a sábado das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h. Os ingressos custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
ServiçoExposição “50 anos da Organização Internacional do Café”
Inauguração: 10/12/2013, às 19h.
Expediente: de 11/12/13 a 31/03/2014 
Entrada: R$ 5 (estudantes e idosos pagam meia-entrada) 
Horário: de segunda-feira a sábado das 9h às 17h; aos domingos das 10h às 17h.
Local: Museu do Café - Rua XV de Novembro, nº 95 | Santos – SP.
Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social do Mapa
(61) 3218-2203
Inez De Podestà
inez.podesta@agricultura.gov.br
Museu do Café
Assessoria de Comunicação 
(13) 3213-1751 / 8153-1666 
Caroline Nóbrega / Karina Frey / Thâmara Malfatti / Vinícius Morales 
comunicacao@museudocafe.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário