quinta-feira, 12 de março de 2015

Incra no Mato Grosso promove seminário sobre assistência técnica a assentados

Publicado dia 10/03/2015

Nestas quinta e sexta-feira (12 e 13) técnicos agricolas e profissionais de extensão rural se reúnem em Vila Bela da Santíssima Trindade, no Sudoeste de Mato Grosso. A atividade dá início às atividades de assistência técnica e extensão rural que serão prestados para 2.106 famílias de 23 projetos de assentamento da reforma agrária em sete municípios daquela região e do Norte do estado.

Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) fazem parte da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar (Pnater) e do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pronater).

O seminário é uma promoção da Superintendência Regional do Incra no estado, com apoio da Organização da Sociedade Civil com Interesse Público (Oscip), Instituto Morro da Cutia (Imca). O Imca é a entidade contratada pelo Incra e selecionada através de Chamada Pública. A entidade está sediada no Rio Grande do Sul e desde 1994 atua junto a agricultores familiares com enfoque em agroecologia, comércio solidário e economia popular e solidária, entre outros.

O contrato com a prestadora de serviços de assistência técnica é de R$ 1,8 milhão, com duração de um ano. Entre as atividades está a contratação de técnicos de nível superior e médio das áreas de ciências agrárias, ambientais e sociais. Os profissionais atuarão em equipes multidisciplinares para acompanhamento das ações ligadas à produção agrícola, organização social, capacitação de trabalhadores rurais, desenvolvimento sustentável, educação ambiental e fortalecimento da agricultura familiar.

Para o superintendente Regional do Incra, Salvador Soltério de Almeida, o programa ATER trata-se de um importante passo para a qualificação da reforma agrária no Mato Grosso. “Ações como esta fazem parte da prioridade do Governo Federal visando universalizar a assessoria técnica para os assentamentos da reforma agrária”, destacou Almeida.

Assentamentos contemplados
Os trabalhos da Ater serão desenvolvidos para as famílias que viviem em 17 projetos de assentamento (PA) localizados em cinco municípios da região Sudoeste. Em Vila Bela da Santíssima Trindade: assentamentos Marumbi, São Pedro Cambará, Ritinha, Seringal, São Sebastião, Santa Helena, Guaporé e Bocaina.

No município de Mirassol D`Oeste: assentamentos São Saturnino, Roseli Nunes, Santa Helena II e Margarida Alves. Em Araputanga os projetos Floresta, São Benedito e Florestan Fernandes. Nos municípios de Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos, respectivamente, os assentamentos Cecília Antunes e Santa Rosa I (Chico Mendes).

Na região Norte são seis assentamentos localizados em dois municípios. seis 12 de Outubro, Keno e Terra de Viver, no município de Claúdia, e Sonho de Anderson, Olga Benário e Novo Renascer no município de União do Sul. Estes assentamentos são da modalidade do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário