Publicado dia 27/08/2014
A Superintendência Regional do Incra no Espírito Santo concedeu área do assentamento União à Prefeitura de Mimoso do Sul para implantar um projeto de empreendimento turístico e de lazer, a ser instalado em três espaços distintos da área social no local, que é uma antiga fazenda colonial. Mimoso do Sul fica a cerca de 180 km da capital Vitória e é conhecida por seu turismo histórico e cultural.
Com o desenvolvimento do projeto, a expectativa é que sejam instalados um clube aos beneficiários do assentamento União, bem como um Museu da Cachaça e do Café e um hotel fazenda capaz de recepcionar os visitantes da região.
O extrato de cessão de uso de área do projeto de assentamento União à Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nº 163, desta terça-feira (26). A esse fim, o Comitê de Decisão Regional (CDR) da Superintendência Regional do Incra no Espírito Santo já havia aprovado, em reunião realizada em 7 de agosto último, o ato administrativo de cessão de uso de uma área de 3,3957 hectares – conforme Resolução nº 12, publicada no DOU nº 157, de 18 de agosto.
A iniciativa, mais do que trazer uma nova alternativa de fomento ao empreendedorismo e fonte de renda àqueles agricultores familiares, é a retomada de um sonho de todos que acreditavam no potencial turístico do assentamento pelas suas características e as belezas naturais do local. A restauração e reforma das benfeitorias existentes na sede do imóvel desapropriado, como o casarão antigo, pode resultar em benefícios a todos do município com a exploração do turismo rural – a criação de possíveis empregos indiretos e aquecimento da economia, por exemplo.
O projeto de assentamento União, criado em 23 de dezembro de 1998 por meio da Portaria nº 41, abriga 56 famílias em uma área de 563,8 hectares.
A antiga fazenda União, hoje assentamento, é de estilo colonial rústico português e foi construída em meados do século XIX, pelo capitão Felizardo Ribeiro de Castro. O imóvel foi grande produtor nacional de café e açúcar. Em seu entorno, ainda existem ruínas da fábrica, que produzia tanto açúcar como cachaça. A área apresenta bom estado de conservação e, portanto, excelente condição para recuperação.
Com informações da Ascom da Prefeitura de Mimoso do Sul e Incra/ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário