O Governo do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e PequenasEmpresas e do Empreendedorismo (Aderes), levará o artesanato capixaba para o Festival Américado Sul, que será realizado desta quinta-feira (26) até segunda-feira (30)l, em Corumbá, no MatoGrosso do Sul, e reunirá representantes de diversos Estados brasileiros, da Bolívia, Paraguai, Chile, Venezuela, Peru e Uruguai.
O objetivo é possibilitar maior interação com a arte brasileira e promover o intercâmbio cultural. Osvisitantes do festival conhecerão parte da produção capixaba, como os vasos, mandalas e cachepôsproduzidos com fibra de café e bananeira, as bonecas bailarinas feitas com conchas do mar e metal, a arte produzida com escamas de peixes, e as panelas de barro.
O artesanato do Espírito Santo será representado pelas associações de artesãos de MarechalFloriano, das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, Anchietense de Artesãos, Artesãos Associados, e do Núcleo de Fibra de Café e Banana de Rio Novo do Sul.
A equipe capixaba é formada pela coordenadora estadual de Artesanato da Aderes, RosângelaEvangelista, e pelas artesãs Cristina Maria Ribeiro, de Anchieta, e Marinete Correa, das Paneleiras,mestre que durante o festival demonstrará a sua técnica, e os processos utilizados na produçãoartesanal das panelas de barro.
Trabalho e renda
A Aderes desenvolve suas ações articulada com a Federação das Associações de Artesãos doEspírito Santo (Feartes), organização representativa dos artesãos capixabas, por entender que oartesanato é um segmento com grande potencial para contribuir de forma direta para geração detrabalho e renda, e um modo de produção que possui um grande potencial de agregação de valorao bem, com forte inserção no mercado interno e no de exportação.Para Adolfo Brás Sunderhus, gerente de Economia Solidária e Microcrédito da Aderes, o artesanatonão é uma alternativa, mas “uma realidade presente em no meio urbano e rural, geradora deconhecimento, trabalho e renda. É uma forte estratégia para melhoria da qualidade de vida dosartesãos e de suas famílias”.
O diretor-presidente da Aderes, Pedro Gilson Rigo, destacou que “a participação do Governo doEstado neste evento vem assegurar que os aprendizados construídos a partir destas experiênciasfavoreçam a geração de políticas públicas dentro de uma nova identidade cultural, dando maiorsustentabilidade aos artesãos”.
Ele lembrou ainda “que está em curso o trabalho para consolidar o setor, com uma política dedesenvolvimento econômico promotor de inclusão social e produtiva, e um dos destaques dasações é o Plano de Desenvolvimento do Artesanato Capixaba, criado recentemente”.
O artesanato tem uma característica fundamental: ao mesmo tempo em que se preocupa emresgatar e preservar as tradições e o conhecimento construídos por gerações nas mais diversasregiões acelera sua produção em uma escala cada vez maior para atender as demandas dasociedade contemporânea.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Aderes Aníbal José (27) 3636 67 74 / 9941 11 90 imprensa@suppin.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário