Segundo o diretor de Atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias, “a flexibilidade da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim de inserir o projeto no município foi fundamental para desenvolver este trabalho, principalmente pelo grande polo suinocultor que se encontra no sul do Estado”.
O aumento na procura da carne de porco para merenda escolar foi resultado do projeto de Suinocultura do Sebrae ES, em parceria com a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases) e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que realizaram palestras e treinamentos de como preparar refeições com carne suína em escolas, trabalhando diretamente com as merendeiras, nutricionistas e a diretoria das escolas municipais. O projeto teve uma aceitação de 98% das crianças nos pratos preparados, uma diminuição drástica no desperdício na hora do preparo e uma oportunidade maior ainda para os suinocultores da região.
Depois de um ano de trabalho com as escolas, a próxima etapa do projeto de Suinocultura do Sebrae ES é o treinamento dos frigoríficos da região e as compras com os pequenos produtores, para que seja possível um desenvolvimento sustentável da produção de carne de porco. O projeto envolve ainda, palestras e consultorias na área de compras e do beneficiamento da carne, com o objetivo de beneficiar os produtores da região.
Joyce Azevedo
Redação Campo Vivo
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário