Segundo o engenheiro agrônomo do Bandes, Paulo Sérgio Dias Federici, um dos fatores que contribuíram para o crescente cultivo da pimenta-do-reino foi o preço favorável. “O Bandes está fazendo um forte trabalho de atuação no Norte do Estado, pois os preços dessa cultura estão bem atrativos. Além disso, esse produto diversifica a produção agregando mais valor para os produtores e, consequentemente, aumenta a renda”, comentou Federici.
De 2010 para 2011, os valores de financiamentos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) triplicaram na região Norte, e o número de operações dobrou. Só no ano passado foram mais de R$ 8 milhões liberados pelo Bandes, destinados à produção de pimenta-do-reino no Norte do Estado. Do total dos financiamentos para essa cultura em todo o Estado, 92% correspondem a essa região.
Produtores contam suas experiências com a produção de pimenta
Jaqueline Coswosk Cosme é uma das produtoras do condimento. Junto com o marido Antônio Carlos Cosme, ela já solicitou dois financiamentos pelo Bandes. Antônio adquiriu um secador de pimenta-do-reino através do banco, e se tornou o primeiro agricultor da cidade a secar o condimento na própria propriedade.
O casal possui dois sítios, “Leleco” e “São Miguel”, localizados no distrito de Nestor Gomes, em São Mateus. Jaqueline Cosme destaca que, para conseguir um bom resultado na lavoura, é necessário utilizar uma boa muda. “O produtor precisa selecionar as mudas de qualidade e manter uma boa adubação e irrigação”, revela. Segundo ela, sua propriedade possui cinco mil pés de pimenta-do-reino e produz 12 mil quilos ao ano. Ela vende o quilo da pimenta a R$ 10,00, já seca e ensacada.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Bom dia!
ResponderExcluirGostaria que informasse por gentileza o contato da produtora Jaqueline pois tenho muito interesse em estar adquirindo pimenta do reino direto do produtor...
Obrigado!
Nilo Passos