Publicada em 27 de março de 2013
O prefeito Carlos Casteglione fez, na tarde desta terça (26), a prestação de contas anual à Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Durante a apresentação, que faz parte da programação alusiva ao aniversário da cidade, na semana do dia 25 de março, Casteglione fez um balanço da gestão e anunciou as principais ações do governo municipal para 2013.Casteglione destacou o crescimento recorde da construção civil em Cachoeiro nos últimos anos, que conta com o incentivo da prefeitura na profissionalização de mão de obra e formalização de empresas. Também foram gerados empregos em diversos setores, com um saldo de sete mil postos de trabalho em quatro anos.
“Um apoio e tanto da prefeitura para a prosperidade da economia foi a criação da Sala do Empreendedor. Saltamos de 126 micro empreendedores individuais formalizados em 2009 para 2,7 mil até o fim de 2012”, comemora.
Obras transformam a cidade
Diversas obras foram realizadas e outras estão em andamento, com recursos provenientes de convênios com os governos federal e estadual e também diretamente – com recursos e mão de obra próprios e ainda por meio do Orçamento Participativo.
Entre as obras em andamento estão drenagem e pavimentação de dezenas de ruas e avenidas, muros de contenção, escadarias, construção e reforma de praças, quadras esportivas, campos de futebol, pontos de ônibus, creches, escolas.Também destacou a construção do banco de alimentos no bairro Aeroporto, do restaurante popular no Basileia e da cozinha comunitária, no distrito de Itaoca.
No setor de habitação, um grande avanço tem sido a construção de imóveis pelo programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o foverno federal, nos bairros Marbrasa, Gilson Caroni e Rui Pinto Bandeira, totalizando 2.028 unidades habitacionais.
Foi concluída a construção de oito muros na rua José Olímpio Gomes no bairro Alto União, macrodrenagem no bairro São Geraldo, ponte da comunidade de Tijuca, reforma Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) no bairro São Luiz Gonzaga, pavimentação das várias ruas no Abelardo Machado, construção de agroindústria em Monte Alegre, do Centro de Referência da Juventude (CRJ) na Praça de Fátima, da ponde Governador João Bley no Guandu. “O município vive uma transformação positiva bastante visível nos últimos anos”, avalia Casteglione.
Apoio às famílias rurais
O interior de Cachoeiro também ganhou destaque com a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, lançado em julho do ano passado, para nortear as ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.
Algumas medidas que já causam impactos positivos para os produtores rurais são a criação do programa “Peixe na Mesa”, para compra direta do aquicultor para a alimentação escolar, a implantação da Feira Livre da Agricultura Familiar, do Tíquete Feira para servidores públicos municipais consumirem produtos da agricultura local, implantação do Programa de Valorização e Regularização das Agroindústrias Rurais e do Cachoeiro Mais Aquicultura para incentivo da produção de tilápias.
“Além disso, também houve valorização da produção cafeeira, com o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café, realizado desde 2010. A aquisição de maquinários, caminhão, automóveis e motos para o acompanhamento à família rural facilitam o trabalho dos produtores, assim como a revitalização do Mercado do Amarelo fomenta a venda dos produtos”, completa o prefeito Carlos Casteglione
Prioridade para o Desenvolvimento Social
O prefeito também apontou importantes avanços com a implantação e fortalecimento da política de assistência social, segurança alimentar e direitos humanos, desenvolvendo ações de forma interligada com as políticas de proteção e promoção social.
O programa "Passe Livre" foi reorganizado e ampliado. Hoje atende gestantes, trabalhadores informais, bolsistas, diaristas, jovens em projetos sociais e estudantes do programa Projovem Urbano, disponibilizando mais de 60 mil passagens por mês, para quem realmente precisa. Com a reformulação do programa, os usuários do cartão “Passe Livre” podem usá-lo em qualquer linha, em qualquer horário, para qualquer bairro. O modelo anterior contava com apenas 14 linhas, em somente em alguns horários do dia.
O Programa nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Pronatec/Brasil sem miséria), resultado de pactuação com o governo federal, com vigência até 2014, tem como objetivo promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho. O município é responsável pela definição dos cursos junto às unidades ofertantes e institutos federais. Para este ano foram pactuadas 40 modalidades de curso com 1.690 vagas.
Plano de mobilidade urbana em ação
O trabalho para tornar melhor o trânsito e a organização do espaço público da cidade é outro tema de destaque. As ações previstas para implantação do Plano de Mobilidade Urbana já estão sendo desenvolvidas, entre elas a bilhetagem eletrônica, padronização e renovação da frota, acessibilidade, melhoria e ampliação no sistema Passe Livre, tarifa diferenciada com desconto para o Cartão Melhor Cidadão, criação de faixa preferencial no trânsito para transporte coletivo, construção dos abrigos de pontos de ônibus com acessibilidade, redução e padronização da tarifa para alguns trajetos.
O trânsito da cidade passou por melhorias radicais e significativas, especialmente no bairro Guandu, nas avenidas Lacerda de Aguiar e Jones dos Santos Neves, no bairro Ferroviários, no acesso ao Gilson Caroni, no Amarelo, no Gilberto Machado, no acesso ao IBC e Central e Central Parque.
Avanços na Educação
Foram construídas e reconstruídas (reformadas e ampliadas) 13 escolas nos últimos anos. Outras 30 passaram por reparos e revitalização. O trabalho para educar e instruir crianças e adolescentes no município ganha reforaço em Cachoeiro com mais seis escolas que deverão ser entregues ainda este ano: uma está sendo ampliada em Soturno, outra em Conduru, uma é erguida em São Joaquim e três supercreches estão em construção nos bairros Boa Vista, São Lucas e Village. O investimento total nas seis unidades é de R$ 7,4 milhões. Cerca de 1,3 mil estudantes serão atendidos por essas unidades.
O municipio é destaque no Plano Nacional de Educação (PNE). A meta do governo federal é atender 50% das crianças da creche de 0 a 3 anos até 2020. “Cachoeiro já bateu a meta em 2011 e atende hoje 80% das crianças nesta faixa etária”, avalia Casteglione. A meta da pré-escola, que vai de 4 a 5 anos, é atender 100% destas crianças até 2016. Cachoeiro já atingiu esta meta em 2011.
Outra boa notícia na área de educação é que todas as escolas da rede municipal de Cachoeiro avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Cinco delas estão entre as escolas públicas capixabas que mais subiram no índice nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 4º anos). Além de melhorarem bastante suas notas em relação à última avaliação, de 2009, elas superaram as metas projetadas para 2011 e para os próximos anos.
Apoio também àqueles que pretendem ingressar no ensino superior ou cursar pós-graduação. O Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil – UAB de Cachoeiro de Itapemirim é uma parceria da prefeitura com o Mec, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal de Educação (Ifes). Em 2013 serão oferecidos mais dez cursos de graduação e extensão e pós-graduação.
Mais investimentos na Saúde
A prefeitura ampliou o atendimento de urgência e emergência básica no Pronto Atendimento (PA) Paulo Pereira Gomes, no Baiminas. Para prestar melhor atendimento à população, foram construídas unidades de saúde amplas e modernas no bairro Amaral e Jardim Itapemirim. O início das obras de outras três unidades já foi autorizado: no Teixeira Leite, no Nossa Senhora de Fátima e no Coramara.
Integram o atendimento em saúde pública os programas antitabagismo, que funciona no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no Guandu, e para prevenção e tratamento voltados para os usuários de drogas, no Centro de Atenção Psicosocial – Álcool e outras Drogas (Caps-AD), implantado em 2012 no bairro Otton Marins.
Outra conquista na área de saúde é o Programa de Triagem Auditiva Neonatal Universal (Tanu), em funcionamento desde o ano passado. O objetivo é a realização do Teste da Orelhinha em todas as crianças que nascem no município de Cachoeiro. As crianças que apresentam deficiência auditiva são triadas e acompanhadas na sede do Tanu. Já foram triadas 3.900 crianças.
Centenário de Rubem Braga é lembrado
Casteglione apresentou na prestação de contas o desenvolvimento na área de cultura no município. A Lei Rubem Braga investiu em quatro anos mais de R$ 1,1 milhão no apoio à produção cultural local. Revelou artistas e possibilitou o fomento e a difusão de diferentes formas de arte, oportunizando a realização de 87 projetos. Em 2013 foram cerca de 200 inscrições, o que comprova a credibilidade da lei. “O projeto Tenda Cultural nos bairros e distritos, as mostras de artes na Sala Levino Fanzeres e a Semana do Rei são alguns exemplos da valorização da cultura em nosso município”, acrescenta Casteglione.
A Bienal Rubem Braga, que já alcançou quatro edições, foi realizada com absoluto sucesso, levando milhares de pessoas à praça Jerônimo Monteiro. Programação focada na promoção do conhecimento, com respeito aos níveis de leitura de cada segmento, agregando espaços específicos para a literatura capixaba, com destaque para os escritores e produtores culturais de Cachoeiro. Próxima edição em maio de 2014.
Para comemoração do centenário do cachoeirense Rubem Braga, estão programadas ações ao longo deste ano para referenciar a obra do mais importante cronista brasileiro.
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário