Santa Teresa avalia evolução da
sua economia de turismo e realiza seu III Fórum
Carro de vinho da Carretela del Vin: a Festa do Imigrante de Santa Teresa já é uma das mais concorridas do Estado |
Fabricio Ribeiro
Assessoria PMST
Com informações de Bruno Lyra
Com suas florestas, clima temperado de altitude, tradições da imigração européia, em especial a italiana e uma agenda com muitas festas e eventos, Santa Teresa já é um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo. E para seguir avançando nesta vocação, a Doce Terra dos Colibris realiza nesta quarta-feira (11) o seu III Fórum Municipal de Turismo e Cultura de Santa Teresa.
A abertura será às 8hs e o encerramento às 17hs. O evento vai acontecer no auditório da Escola Superior São Francisco (Esfa) que fica na rua Bernardino Monteiro, nº 700 no bairro Dois Pinheiros.
Pela manhã, haverá uma palestra sobre a mobilização do Trade Turístico, que é o conjunto dos equipamentos públicos e privados relacionados a atividade. A palestra fica a cargo da Gerente de Gestão de Turismo do Governo Estadual, Márcia Abraão.
O secretário Municipal de Turismo e Cultura, Marcelo Anacleto, e sua equipe técnica acrescentarão informações específicas do município.
À tarde os participantes irão se dividir em seis grupos de discussões temáticas: Rua de Lazer, Praça Augusto Ruschi e Mirante Vale do Canaã, Patrimônio Histórico e Cultural, Festas e Eventos, Infraestrutura e Segurança Pública, Tema Livre.
Ao final o resultado das discussões será apresentado a todos os participantes. “Desde a instalação do Fórum em 2010, tem havido maior integração entre os interessados que estão debatendo as questões relacionadas ao turismo. Isso tem levado a uma evolução do setor”, analisou o secretário Marcelo Anacleto.
"O evento é uma oportunidade para que os agentes públicos, empresários e ativistas culturais possam traçar estratégias para o incremento do setor turístico e potencialização da rica cultura teresense", acrescentou Anacleto.
Santa Teresa possui aproximadamente 1,7 mil leitos em 22 estabelecimentos, entre hotéis, pousadas e cama e cafés. Restaurantes, bares e cafés já totalizam 35 empreendimentos, segundo o chefe de Marketing Turístico do município, Murilo Vago.
Momento virtuoso
O III Fórum acontece num momento positivo para o turismo na cidade, que pela primeira vez foi escolhida para abrir a Temporada de Inverno Capixaba, com o Festival Internacional de Jazz e Bossa, entre 1 e 3 de junho.
Para completar a fase virtuosa, Santa Teresa, que é a primeira cidade brasileira fundada por italianos, foi a escolhida para fechar o evento internacional 2012 Ano da Itália no Brasil, com a Carretela Del Vin, que é um desfile cultural das tradições italianas, que este ano acontece no dia 30 de junho. A Carretela faz parte da programação da Festa do Imigrante Italiano, prevista para ir de 22 de junho a 01 de julho.
Além disso, um grupo de dez teresenses ligados à vitivinicultura - produção de uvas e vinhos - embarcou para o Rio Grande do Sul, junto com 11 produtores capixabas de vários munícipios. O objetivo é o intercâmbio com os produtores da serra gaúcha, que é a vanguarda da vitivinicultura nacional, incluindo a articulação com o turismo. Santa Teresa responde por 80% da atividade no Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário