sexta-feira, 26 de abril de 2013

Centros Educativos de Cuenca participam do concurso “S.O.S Pachamama”


 
Adital
Evento incluso dentro das Jornadas de Defesa Pelo Dia Mundial da Terra 2013, um concurso tem mobilizado esforços de alunos de 25 escolas localizadas na cidade equatoriana de Cuenca e seus arredores. Tanta preparação se deve ao 4º Concurso estudantil de Jornal Mural, 3º de Vídeo e 2º de Desenho "S.O.S Pachamama”, cuja grande final será na quinta-feira (25).
O evento é organizado desde 2010 pela Frente de Mulheres Defensoras da Pachamama, organização que luta pelos Direitos Humanos Ambientais, de Gênero e da Terra em comunidades afetadas por grandes projetos de mineração que afetam o meio ambiente.
Inicialmente, a Frente procurava ajudar as mulheres a se fazerem mais atuantes nas causas ambientais, mas nos últimos anos ela também está trabalhando com o público jovem e dentre esses projetos está o "S.O.S Pachamama”, concurso que atualmente abrange as modalidades de jornal mural, vídeo e desenho e que está atraindo a cada ano um grande número de estudantes para participação. O material produzido deve se integrar ao tema do meio ambiente e deve abordar sobre direitos da natureza, crise ambiental, mudanças climáticas e atitudes dos jovens diante destes problemas.
A primeira fase do concurso foi realizada na sexta-feira (19) com a qualificação dos trabalhos apresentados na categoria vídeo. O júri formado por Marcia Ortiz, membro do Diretório das Defensoras de Pachamama; Paúl Solano, responsável pela Casa de Cultura Equatoriana Núcleo de Azuay e pelo instrutor audiovisual Xavier Solano afirmou que houve uma disputa acirrada dos produtos mostrados, devido à boa qualidade que possuíam. Os vencedores serão anunciados na sexta-feira (25) no Teatro Casa de Cultura, na cidade de Cuenca, localizada na província de Azuay.
Na América Latina, Pachamama é uma divindade que representa a Terra-Mãe, provedora do sustento e sobrevivência do planeta Terra. Proteger Pachamama significa viver em total harmonia com o planeta. Seu dia é comemorado em 1º de agosto, data em que os andinos oferecem oferendas como milho, tabaco, cerveja e doces enterrados perto da porta de suas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário