Por Aline Morais (Serifa)
Dentro dos shoppings ou fora deles, os novos modelos de cafeteria contam com ambientes cada vez mais diversificados para aquele cafezinho, alimento que cai bem a qualquer hora
Em Uberlândia, seguindo uma tendência do mercado nacional, as cafeterias têm conquistado cada vez mais espaço e o gosto do consumidor, o que tem provocado novos investimentos no segmento. A empresária Rita Oliveira, por exemplo, investiu recentemente em uma franquia do tradicional Fran’s Café, sendo a primeira loja da rede na região, localizada no Village Altamira Shopping. Para ela, o conceito do Fran’s Café veio ao encontro do que desejava. “Trabalhar com café é muito prazeroso. Sempre quis abrir um negócio que aliasse o prazer ao financeiro, escolhi então o ramo de cafeterias. Somos os maiores produtores e o segundo maior consumidor, por isso é vantajoso investir”, conta Rita.
A Abic estima que existam hoje no Brasil 3.500 cafeterias, por onde escoou parte dos 19,1 milhões de sacas consumidas pela população, segundo balanço de 2010. Esse total consumido equivale a cerca de 80 litros do produto final por cidadão, de acordo com a associação. O consumo de café fora de casa aumentou 300% de 2003 a 2010, e o de grãos especiais, chamado de café gourmet, também teve destaque. Cresceu nos últimos cinco anos de 15 a 20%.
A Abic estima que existam hoje no Brasil 3.500 cafeterias, por onde escoou parte dos 19,1 milhões de sacas consumidas pela população, segundo balanço de 2010. Esse total consumido equivale a cerca de 80 litros do produto final por cidadão, de acordo com a associação. O consumo de café fora de casa aumentou 300% de 2003 a 2010, e o de grãos especiais, chamado de café gourmet, também teve destaque. Cresceu nos últimos cinco anos de 15 a 20%.
O consumo de grãos especiais, utilizados pelas cafeterias gourmet, representa 4% do volume consumido no mercado
Dados atuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o café é o alimento mais consumido pelos brasileiros, fato esse que tem estimulado muitos empresários a investir no setor. O hábito de tomar café no balcão e de pé tem diminuído. O consumo de grãos especiais, utilizados pelas cafeterias gourmet (cafeterias que utilizam grãos de café com qualidade superior – especial), representa 4% do volume consumido no mercado, mas gera uma receita de 6 a 7% do total. Consumo que deve aumentar, pois segundo pesquisa da Abic de 2010, 45% dos consumidores de café estão dispostos a pagar mais por grãos selecionados.
Plantado há mais de dois séculos no Brasil, o café é hoje fonte de renda de milhares de famílias no país. Além do setor agrícola, o grão tem estimulado outro ramo que não estava em evidência nos últimos anos: as cafeterias. O plano de abrir um café tem ganhado estímulo das estatísticas. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. É também o segundo mercado consumidor, perdendo somente para os Estados Unidos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).
Plantado há mais de dois séculos no Brasil, o café é hoje fonte de renda de milhares de famílias no país. Além do setor agrícola, o grão tem estimulado outro ramo que não estava em evidência nos últimos anos: as cafeterias. O plano de abrir um café tem ganhado estímulo das estatísticas. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. É também o segundo mercado consumidor, perdendo somente para os Estados Unidos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).
Uma pausa no dia
Para a empresária Rita Oliveira, dona da franquia Fran’s Café, ao adotar o hábito de tomar café todos os dias, as pessoas procuram às vezes um momento para descansar a cabeça e até mesmo relaxar. “Podemos e devemos associar o café a um momento de prazer, um momento do dia que tiramos para saborear o que a vida tem de gostoso. Olhando a partir desse contexto e aproveitando a oportunidade de mercado torna-se interessante investir neste ramo”, explica.
De olho na fidelização e no alcance maior de clientes, o negócio é caracterizado pela diversificação do cardápio. “Para se manter em um mercado promissor como este é preciso começar bem. Por isso, temos como diferencial no Fran’s Café o atendimento ao cliente: na unidade, o cliente pode acessar livremente internet e tem espaço para realizar reuniões empresariais e até mesmo confraternização com amigos e parentes. Além disso, somos uma
cafeteria que não oferece somente café, mas sim um cardápio com diversas opções, seja para um cafezinho durante o dia, um almoço, uma happy hour com amigos e até mesmo um jantar no final do dia”, afirma.
A diversidade tem sido uma das principais características das atuais cafeterias. Além do café, oferecem chás gelados, iorgutes naturais, chocolates gelados, refrigerantes, sucos, açaí e salada de fruta. “Tomar café com gelo, sorvete e vários outros ingredientes para incrementar a bebida era considerado esquisito e rejeitado por muitos. Mas o tradicional cafezinho preto está compartilhando espaço com bebidas geladas à base de café, muito consumidas em países como Japão e Estados Unidos e que estão entrando no gosto do brasileiro”, conta Rita.
Hoje, quem quer tomar café diferenciado encontra mil e um ingredientes complementares, incrementados com ingredientes que variam, como: cookies, doce de leite, macadâmia, chocolate, toffee, chantilly, tudo ao gosto do cliente e dependendo da criatividade dos baristas (profissionais treinados que criam e preparam a bebida). No Fran’s Café do Village Altamira, o carro chefe da casa é o Franccino. Uma bebida gelada feita à base de café, leite e chantilly, variando os ingredientes dependendo dos sabores escolhidos (coffee, doce de leite, macadâmia, mocha, toffee e cookie). “O Franccino é preparado ao gosto do cliente, e com uma base em pó que é o nosso segredinho, fazendo desta bebida uma das mais gostosas e refrescantes do Fran’s Café”, afirma Rita Oliveira, proprietária da franquia na cidade.
De olho na fidelização e no alcance maior de clientes, o negócio é caracterizado pela diversificação do cardápio. “Para se manter em um mercado promissor como este é preciso começar bem. Por isso, temos como diferencial no Fran’s Café o atendimento ao cliente: na unidade, o cliente pode acessar livremente internet e tem espaço para realizar reuniões empresariais e até mesmo confraternização com amigos e parentes. Além disso, somos uma
cafeteria que não oferece somente café, mas sim um cardápio com diversas opções, seja para um cafezinho durante o dia, um almoço, uma happy hour com amigos e até mesmo um jantar no final do dia”, afirma.
A diversidade tem sido uma das principais características das atuais cafeterias. Além do café, oferecem chás gelados, iorgutes naturais, chocolates gelados, refrigerantes, sucos, açaí e salada de fruta. “Tomar café com gelo, sorvete e vários outros ingredientes para incrementar a bebida era considerado esquisito e rejeitado por muitos. Mas o tradicional cafezinho preto está compartilhando espaço com bebidas geladas à base de café, muito consumidas em países como Japão e Estados Unidos e que estão entrando no gosto do brasileiro”, conta Rita.
Hoje, quem quer tomar café diferenciado encontra mil e um ingredientes complementares, incrementados com ingredientes que variam, como: cookies, doce de leite, macadâmia, chocolate, toffee, chantilly, tudo ao gosto do cliente e dependendo da criatividade dos baristas (profissionais treinados que criam e preparam a bebida). No Fran’s Café do Village Altamira, o carro chefe da casa é o Franccino. Uma bebida gelada feita à base de café, leite e chantilly, variando os ingredientes dependendo dos sabores escolhidos (coffee, doce de leite, macadâmia, mocha, toffee e cookie). “O Franccino é preparado ao gosto do cliente, e com uma base em pó que é o nosso segredinho, fazendo desta bebida uma das mais gostosas e refrescantes do Fran’s Café”, afirma Rita Oliveira, proprietária da franquia na cidade.
A franqueada Fran’s Café em Uberlândia, Rita Oliveira, diz que para se manter em um mercado promissor como o de cafeterias é preciso planejar e começar bem
Café além da bebida
As amigas Lícia Borela, Luciana Ribeiro e Andressa Borges, desde a época da faculdade de Ciências da Computação, tinham desejo de abrir um café onde pessoas pudessem se reunir e degustar a bebida. Alguns anos após a faculdade, indo direto da área de tecnologia para a de gastronomia, tornaram-se sócias e inauguraram o Grãos do Cerrado. Inicialmente, o empreendimento localizado no velho Mercado Municipal de Uberlândia venderia apenas o grão torrado e moído, mas com a procura do público, se expandiu para uma cafeteria nada convencional. “O café bom era exportado. Hoje, o brasileiro está procurando um café de melhor qualidade não só para tomar fora de casa. Vendemos o café gourmet, que a pessoa pode fazer em casa e ter um café de qualidade fora das cafeterias. No início, nosso objetivo foi pegar esse café bom, torrar e vender no Mercado. Mas as pessoas que passam por aqui queriam tomar, então contratamos uma barista para montar uma carta de bebidas e começamos a oferecer o café já preparado”, conta Lícia Borela.
A cafeteria Grãos do Cerrado, das sócias Luciana Ribeiro e Lícia Borela (a outra sócia, Andressa Borges, não aparece na foto), oferece todo tipo de produto derivado do café, desde cerveja até cosméticos
Além das bebidas, as empresárias oferecem na loja diversos produtos derivados do café, entre eles cosméticos, taças e porcelanas, quadros para decoração, cafeteiras e máquinas para café expresso, geléias, manteiga, doces a base de café, cerveja de café, licor de café e o próprio café gourmet, que é o pó de grãos selecionados. “As pessoas vêm tomar café e levam uma lembrança para amigos e familiares. Os cosméticos chamam muito a atenção dos clientes, que muitas vezes são estrangeiros que querem levar um pouco do Brasil para casa”, explica Lícia.
Para Luciana Ribeiro, o consumo fora de casa e pela internet tem aumentado. “As pessoas mais velhas optam pelo tradicional, mas os mais jovens estão consumindo bastante café e bebidas diferenciadas, geladas, com ingredientes variados como sorvete e frutas da região. Outro setor em que investimos foi o de vendas online. Temos o site (www.graosdocerrado.com.br) em que vendemos nossos produtos, e ainda estamos em sites de vendas coletivas onde fazemos promoções para divulgar”, conta. E o empreendimento das sócias está crescendo. Elas estão investindo em mais uma loja que será localizada no Uberlândia Shopping, o novo shopping da cidade, que será inaugurado no final de março. “A nova loja terá o mesmo formato desta, com ambiente acolhedor e decoração com motivos que lembram o café. Vamos oferecer os mesmos produtos e aumentar nossa cartela de bebidas”, planeja Luciana.
Para Luciana Ribeiro, o consumo fora de casa e pela internet tem aumentado. “As pessoas mais velhas optam pelo tradicional, mas os mais jovens estão consumindo bastante café e bebidas diferenciadas, geladas, com ingredientes variados como sorvete e frutas da região. Outro setor em que investimos foi o de vendas online. Temos o site (www.graosdocerrado.com.br) em que vendemos nossos produtos, e ainda estamos em sites de vendas coletivas onde fazemos promoções para divulgar”, conta. E o empreendimento das sócias está crescendo. Elas estão investindo em mais uma loja que será localizada no Uberlândia Shopping, o novo shopping da cidade, que será inaugurado no final de março. “A nova loja terá o mesmo formato desta, com ambiente acolhedor e decoração com motivos que lembram o café. Vamos oferecer os mesmos produtos e aumentar nossa cartela de bebidas”, planeja Luciana.
De cafeteria à franquia
Letícia Gomides é a proprietária do Cafeeiro, em Uberlândia, primeira cafeteria da cidade a tornar-se franqueadora. A Cafeeiro, com lojas no Center Shopping e no Hipermercado Extra, foi inaugurada em 2007, após uma oportunidade que a proprietária teve de investir em seu próprio negócio. O empreendimento vem crescendo desde então e Letícia tornou-se ano passado franqueadora.
Desde a infância, a empresária tinha habilidades na área de alimentação. Foi com um curso de barista que conheceu as possibilidades que o café oferecia. Ao abrir a primeira loja da Cafeeiro, a empresária escolheu todo o cardápio da cafeteria, desde os quitutes às bebidas, todos vindos de receitas criadas por ela. “Fiz um curso de barista e criei todas as bebidas que oferecemos.
Dos quitutes ensinei todas as receitas que sabia para as minhas colaboradoras. Tudo na cafeteria tem um ‘dedinho’ meu, desde o cardápio ao nome e à decoração”, conta Letícia.
O perfil e a padronização dos procedimentos na Cafeeiro fez com que a empresária fosse convidada a participar do projeto Minas Franquia, do Sebrae. “Respondemos a formulários e passamos por capacitação para virar franqueadores. Fizemos um manual de padronização e em agosto do ano passado tive embasamento para franquear uma de minhas lojas”, conta Letícia.
Atualmente, a Cafeeiro conta com três lojas no Center Shopping, sendo uma delas franquia e uma loja no Hipermercado Extra. A empresária vai inaugurar em breve uma fábrica para aumentar a capacidade produtiva de abastecimento das lojas. “Pretendo aumentar nossa capacidade produtiva e por conseqüência conquistar novas franquias. Quero fazer com que as pessoas acreditem na minha ideia”, finaliza.
Desde a infância, a empresária tinha habilidades na área de alimentação. Foi com um curso de barista que conheceu as possibilidades que o café oferecia. Ao abrir a primeira loja da Cafeeiro, a empresária escolheu todo o cardápio da cafeteria, desde os quitutes às bebidas, todos vindos de receitas criadas por ela. “Fiz um curso de barista e criei todas as bebidas que oferecemos.
Dos quitutes ensinei todas as receitas que sabia para as minhas colaboradoras. Tudo na cafeteria tem um ‘dedinho’ meu, desde o cardápio ao nome e à decoração”, conta Letícia.
O perfil e a padronização dos procedimentos na Cafeeiro fez com que a empresária fosse convidada a participar do projeto Minas Franquia, do Sebrae. “Respondemos a formulários e passamos por capacitação para virar franqueadores. Fizemos um manual de padronização e em agosto do ano passado tive embasamento para franquear uma de minhas lojas”, conta Letícia.
Atualmente, a Cafeeiro conta com três lojas no Center Shopping, sendo uma delas franquia e uma loja no Hipermercado Extra. A empresária vai inaugurar em breve uma fábrica para aumentar a capacidade produtiva de abastecimento das lojas. “Pretendo aumentar nossa capacidade produtiva e por conseqüência conquistar novas franquias. Quero fazer com que as pessoas acreditem na minha ideia”, finaliza.
http://www.revistamercado.com.br/
Revista Mercado
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