sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O Vento e a Água



Adital
365 ilhas.Nestas terras vivem os Kunas, um povo famoso por suas decisões comunitárias, tradição matriarcal e práticas sociais muito particulares. Ali, se encontra Machí, um adolescente cuja mãe morre no momento em que ele nasce. Acostumado mais ao estilo de vida dos mais velhos que ao de sua própria geração, pede a Olo Guagdi, um ancião respeitado, que lhe ensine o segredo dos Sahilas. A resposta não é tão fácil: Machi tem que empreender uma busca particular que mudará sua vida.
Os pais de Rosy se foram de Kuna Yala para buscar uma vida melhor na Cidade. Ali seu pai aprende a esconder suas raízes culturais, para triunfar em seu ambiente de trabalho, enquanto que sua mãe está em desacordo frente à forma de atuar de seu esposo. Ressentida pelo caos cultural em seu lar, Rosy cresce desesperada com a ideia de se desfazer de sua aparência indígena. Logo da celebração de seus quinze anos, Rosy decide que quer ser modelo. Mas seus planos são adiados temporariamente quando seu avô morre e ela deve viajar pela primeira vez para as ilhas.
O filme leva à reflexão sobre a alienação de nossas raízes, nossas múltiplas culturas e a forma na qual nos reconhecemos umas com as outras. O veículo destas tramas é a história de amor de dois jovens unidos pelo destino de voltar a suas raízes.
Ano: 2008
Direção: Vero Bollow
Duração: 100 minutos
País: Panamá
Site Oficial: http://www.igaryala.org/Espanol/Entrada.html
Facebook: http://www.facebook.com/burwadiiebo

Nenhum comentário:

Postar um comentário