sexta-feira, 26 de abril de 2013

Declaração Final da VI Conferência Internacional pela Paz e pelos Direitos Humanos



 
SOA Watch Latina
SOA Watch Escritório na América Latina
Adital
Tradução: ADITAL
CONFERÊNCIA CONTINENTAL PELA PAZ E PELOS DIREITOS HUMANOS – "PRESIDENTE HUGO CHÁVEZ FRÍAS” - DECLARAÇÃO FINAL
21 abril, 2013

Na foto, Rina Bertaccini Presidenta de Mopassol, da Argentina; Silvio Platero, Coordenador para América e Caribe do Consejo Mundial por la Paz de Cuba; Socorro Gomes Coelho, Presidenta Conselho pela Paz, Brasil; o Embaixador de Cuba na R. Dominicana, Alexis Bandrich Vega; e Alicia Lira, Presidenta de Agrupación de Familiares de Ejecutados Políticos de Chile
Ler/baixar: Palestra de Alicia Lira, Presidenta de AFEP, em espanhol
A VI Conferência Internacional pela Paz e pelos Direitos Humanos, que se realizou de 11 a 13 de abril de 2013, na cidade de Moca, na República Dominicana, sob os auspícios da Unión Dominicana de Periodistas por la Paz e do Consejo Mundial de la Paz, com a participação de organizações procedentes do país anfitrião e da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Jamaica, México, Peru e Venezuela, rendeu homenagem à memória do Presidente Hugo Chávez Frías e, nas vésperas das eleições gerais nesse país irmão, expressou sua solidariedade com o povo da República Bolivariana da Venezuela que luta para manter e desenvolver ainda mais o legado de paz e de justiça social pelo qual o Comandante Presidente lutou.
Os delegados participantes reconheceram o clima de tensão que o imperialismo, com sua invariável política guerreirista, pretende impor a todos os povos em seu afã de domínio mundial, para o qual emprega velhas e novas formas de dominação.


Os delegados aqui reunidos acordaram esta Declaração Final:
PRIMERO: Continuar a luta pela Paz Mundial e pela Soberania dos Povos e a denúncia do imperialismo e de sua política armamentista e intervencionista.
SEGUNDO: Multiplicar as ações políticas e sociais dirigidas a denunciar a proliferação de bases militares por todo o mundo e, em especial, em nosso Continente, como ameaças para a paz e para a segurança; bem como pelos nocivos efeitos que irradiam sobre as sociedades nas quais se instalam.
TERCEIRO: Denunciar a presença na Região da IV Frota dos Estados Unidos.
QUARTO: Chamar todas as organizações membros do CMP no Continente e no mundo para apoiar a luta contra a possessão e a ameaça do uso das armas nucleares, em especial, durante as comemorações dos aniversários dos ataques nucleares contra Hiroshima e Nagasaki, em agosto 6 e 9 do presente ano.
QUINTO: Alertar de todas as formas possíveis do perigo de guerra nuclear que hoje pende sobre a Península Coreana e chama a todas as partes envolvidas e, em especial, aos Estados Unidos, a por fim às ameaças e que se imponha a paz nessa zona do mundo.
SEXTO:Defender e apoiar a soberania argentina sobre as Ilhas Malvinas, Sandwich del Sur e Georgia del Sur, expressando com ações concretas a solidariedade do Movimento Internacional pela Paz, no reclamo de descolonização, respeito à soberania e desmilitarização do Atlântico Sul.
SÉTIMO: Promover a mais ampla mobilização internacional a favor da libertação dos 5 lutadores antiterroristas cubanos presos injustamente em cárceres estadunidenses e, em particular, dentro dos Estados Unidos e continuar exigindo o término do bloqueio econômico, financeiro e comercial contra Cuba.
OITAVO: Expressar o apoio mais amplo ao processo de integração que se consolida na Região mediante os mecanismos como a Celac, Unasur, Mercosur e outros.
NONO:Instar à continuidade e à culminação exitosa do diálogo de paz na Colômbia.
DÉCIMO: Continuar expressando a mais ampla solidariedade com os povos sírio e palestino e com todos os povos do mundo que enfrentam as ameaças do imperialismo.
DÉCIMO PRIMEIRO: Reiterar o mais firme compromisso com a defesa do meio ambiente e alertar de forma permanente sobre as ameaças da mudança climática.
Os participantes também acordaram expressar a mais profunda gratidão e reconhecimento à Unión Dominicana de Periodistas por la Paz pela cálida acolhida dispensada a todos os delegados e pelo efetivo trabalho empenhado para a realização com êxito desta VI Conferência pela Paz e pelos Direitos Humanos "Hugo Chávez Frías”.
Dado em Moca, Província Espaillat, República Dominicana, aos treze (13) dias do mês de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário