segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Roda de Conversa marca 35 anos da invasão da PUC São Paulo


Roda de Conversa marca 35 anos da invasão da PUC São Paulo

Evento faz balanço histórico da violação dos Direitos Humanos no Brasil. O auditório 239 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo será palco nesta terça-feira (27) de uma Roda de Conversa sobre a brutal invasão ocorrida no Campus na noite de 22 de setembro de 1977. Durante o evento será apresentado o resultado do Projeto “Torquemada - Resgatando a Memória da Opressão do Passado ao Presente”.

São Paulo - O auditório 239 da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) será palco nesta terça-feira (27/11) de uma Roda de Conversa sobre a brutal invasão ocorrida no Campus na noite de 22 de setembro de 1977. Durante o evento será apresentado o resultado do Projeto “Torquemada - Resgatando a Memória da Opressão do Passado ao Presente”.

Dentre os palestrantes está Benedito Mariano, do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Ele abordará o resgate histórico da construção da ideia de segurança pública e as práticas atuais da instituição. Mariano foi o primeiro ouvidor de polícia no país de 1995 a 2000.

Maria Auxiliadora Arantes, integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, falará sobre o 1º Congresso de Anistia na PUC-SP, a Luta pela Anistia no Brasil e o papel da PUC nesse processo. A conselheira da Comissão de Anistia Rita Maria de Miranda Sipahi completa o trio de palestrantes. Ana Bock professora titular da PUC será coordenadora da mesa.

Projeto Torquemada
Durante o ano de 2012, cinco Estados brasileiros, dentre eles, Rio de Janeiro e São Paulo, receberam o projeto “Torquemada – Resgatando Memória da Opressão do Passado ao Presente”, composto por apresentações da peça “Torquemada – 17 balas”, oficinas de teatro, rodas de conversa e mobilização nas redes sociais.

Releitura de um importante texto do dramaturgo Augusto Boal, a peça estimula o público a sair do papel de espectador para mudar a realidade apresentada. “Observamos que o público vê o espetáculo como reflexo claro de nossa realidade. Em cada local tivemos uma experiência diferente, muito enriquecedora”, contou Yara Toscano, coordenadora do projeto.

O projeto é resultado de parceria entre o GTO da Garoa e a ONG Mudança de Cena, e tem o financiamento da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça através do Projeto Marcas da Memória.

Serviço:
Roda de Conversa – 35 anos da invasão da PUC São Paulo
Data: 27/12, às 19h30
Local: PUC-SP, Auditório 239, Rua Monte Alegre, 984. Telefone: 3670-8000
Entrada franca
Informações: mudança_de_cena@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário