terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Alimentos da agricultura familiar podem ser incluídos no cardápio de Universidade da Bahia



O desejo de levar alimentos mais saudáveis, produzidos pela agricultura familiar, para a mesa dos universitários foi fruto de debate realizado na segunda-feira (3), na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Organizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da instituição, o evento mostrou o interesse comum de alunos e professores e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em inserir a UFBA nas políticas públicas de compras da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para o restaurante universitário.

“É uma iniciativa e tanto, porque trata da segurança alimentar com a agricultura familiar como grande parceira, produzindo alimentos de qualidade que são a maior parte do que se consome no País”, defende o delegado federal do MDA na Bahia, Wellinton Rezende, um dos convidados para compor a mesa. Durante o debate, Rezende falou sobre a agricultura familiar no Brasil e na Bahia e a inserção da Universidade no PAA.

O programa existe desde 2003 e tem como objetivo garantir às populações carentes o acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias. Além disso, incentiva a formação de estoques estratégicos de alimentos, permitindo que os agricultores familiares armazenem seus produtos para a comercialização com preço mais justo e promovam a inclusão social no campo.

Para o delegado, o debate abre portas para aproximar os estudantes e a instituição da pauta social da agricultura familiar, bem como fomentar iniciativas semelhantes dentro de outras universidades federais e estaduais. “Os alunos entendem a importância em se implementar uma política como essa e ampliar esse debate. Além disso, a universidade atende aos pré-requisitos previstos dentro do PAA e nos colocamos à disposição para fazer essa ponte. Tem tudo para dar certo”, assegura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário