quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Carta do Comandante em Chefe Fidel Castro Ruz a Nicolás Maduro



 
Fidel Castro Ruz
1o. Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba
Adital
Tradução: ADITAL
Querido Nicolás Maduro:
Por ocasião dos aniversários que vocês celebram hoje, desejo expressar-te o seguinte:
A ausência do Presidente eleito por mais de 8 milhões de venezuelanos nos comove.
Conheci a Hugo Chávez há exatamente 18 anos. Alguém o convidou para vir a Cuba e ele aceitou o convite. Me contou que tinha a ideia de solicitar uma entrevista comigo. Longe estava eu de imaginar que aqueles militares rotulados de golpistas pelas agências que, com tanta discrição, durante anos, semearam suas ideias, era um grupo seleto de revolucionários bolivarianos. Esperei Chávez no aeroporto, o conduzi ao lugar de sua hospedagem e conversei com ele durante horas, intercambiando ideias.
No dia seguinte, na Aula Magna da Universidade de Havana, cada um de nós expressou suas ideias.
Nossas concepções diferem em aspectos que são alheios às ideias e princípios políticos e dos quais nem sequer falamos.
Nossa cooperação médica com a Venezuela começou na época da tragédia de Vargas, na qual milhares de pessoas morreram como consequência do abandono e da imprevisão em que vivia a população mais pobre desse Estado.
A Venezuela, por seu lado, tem sido especialmente solidária com os povos do Caribe, da América Central e da América do Sul.
Desenvolveu fortes vínculos com a Bolívia, com o Equador, o Brasil, o Uruguai, a Argentina e outros. Cultivou relações com a Rússia, com a Bielorrússia, com a Ucrânia e outras repúblicas da antiga URSS. Não esquece a Palestina, nem a Líbia. Presta especial atenção a seus vínculos econômicos e às relações políticas com a China.
É solidário com os povos da África. Pratica uma política de paz com todos os países. O nome de Hugo Chávez é admirado e respeitado no mundo inteiro; todos e, inclusive, muitos dos adversários lhe desejam um pronto restabelecimento.
Os médicos cubanos lutam com otimismo por esse objetivo. Como se sabe, todos os revolucionários cubanos somos martianos e bolivarianos. Tenho a certeza de que vocês com ele, e também, por dolorosa que fosse sua ausência, seriam capazes de continuar sua obra.
Viva Hugo Chávez!
Até a vitória sempre!
Fidel Castro Ruz
15 de dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário