terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Jovem baiano, criador do Mídia Periférica, ganha prêmio de empreendedorismo



Adital
Aos 22 anos, o jovem baiano Enderson Araújo de Jesus Santos, um dos criadores do blog Mídia Periférica, foi um dos 10 jovens empreendedores sociais selecionados para a edição 2012 do Prêmio Laureate Brasil. Na última sexta-feira (30), em São Paulo, Enderson recebeu o troféu do prêmio que tem por objetivo "reconhecer jovens empreendedores sociais que promovam mudanças significativas nas comunidades em que atuam”.

"Para mim foi um reconhecimento muito simbólico pelo que eu já passei na vida. Eu não tinha perspectiva de futuro. Depois da oficina do Instituto Mídia Étnica, pude visualizar algo não só para mim como também para minha comunidade”, comemora Enderson que ainda é blogueiro do Ibahia.
O projeto premiado foi criado em 2010, após o estudante que pretende ser jornalista e já atua como correspondente doPortal Correio Nagôem Salvador, ter participado do curso de Direito a comunicação e produção de vídeo ministrado pelo Instituto Mídia Étnica (IME) na comunidade de Sussuarana, na capital baiana, e fundaram o Grupo de Comunicadores Jovens Mídia Periférica.
O objetivo, segundo os criadores, era contrapor o que costuma ser exibido em "programas sensacionalistas de maior audiência da Mídia Convencional, que excluem a cultura das periferias e muitas vezes usam as comunidades como cenário para suas matérias sensacionalistas, utilizando imagens de miséria e desgraças”, descreve o grupo no blog.
"O Mídia Periférica quer empoderar a comunidade através da comunicação. A gente tem várias articulações”, complementa o jovem premiado, que faz questão ainda de lembrar das dificuldades que enfrentou na trajetória de dois anos do blog. "Não tinha nem computador. Eu fazia as coisas em uma lan house, tentando montar o blog e depois alimentando”, ressalta.
Para ele, a importância do prêmio se estende aos jovens de todas as comunidades. "O prêmio revigora não só o Mídia Periférica como dá outro olhar aos jovens da comunidade para se ver como atores e dá alternativas que não as drogas e o crime”, diz.
Recentemente, com objetivo de expandir a visibilidade das periferias de Salvador, o grupo criou uma campanha no Facebook que teve grande repercussão. Na página do grupo foram compartilhadas fotos de várias comunidades da capital baiana com o intuito de transformá-las em cartões postais.
Empreendedorismo– Ainda como parte da premiação, os jovens participaram de um curso sobre empreendedorismo e que terá duração de seis meses. "O curso é uma parte presencial e outra a distância. O objetivo é entender como tornar esse projeto sustentável”, disse o jovem que soube da premiação há duas semanas enquanto participava de uma reunião com a comunidade.
Os participantes foram selecionados, de acordo com informações da premiação, após a análise de inúmeros projetos e a realização de diversas entrevistas com candidatos que foram classificados para a segunda fase do processo. A escolha foi feita pelo Comitê de Seleção – formado por pessoas de organizações governamentais, não governamentais e áreas acadêmicas.
Os jovens passarão a integrar também uma rede global de líderes mundiais, que têm atuação em diversos países e ganharão um prêmio em dinheiro para ajudar nos projetos.
A notícia é do Correio Nagô, retirado da Agência Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário