terça-feira, 20 de agosto de 2013

Projeto de mão única em ruas da Praia do Canto é apresentado a moradores - VITÓRIA


Yuri Barichivich
AGOSTO 20_ REUNIÃO DO BINÁRIO
Secretário Max da Mata apresentou as propostas para a implantação do sistema binário nas ruas da Praia do Canto
Yuri Barichivich
AGOSTO 20_ REUNIÃO DO BINÁRIO
Moradores e comerciantes da Praia do Canto acompanharam a exposição do projeto e fizeram sugestões
As condições para implantação do sistema binário na Praia do Canto, as ruas que necessitam de soluções de circulação, a possibilidade de ampliação das vagas de estacionamento e de implantação de uma ciclorrede foram alguns dos assuntos discutidos com moradores e comerciantes do bairro na noite desta segunda-feira (19), na Escola Estadual Irmã Maria Horta.
A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata, que destacou as vantagens do projeto. "O binário vai dar mais segurança para pedestres e motoristas e organizar o fluxo do trânsito", disse. Ele explicou que o sistema será implantado em etapas, com o acompanhamento da comunidade, como está acontecendo em Jardim Camburi.
As primeiras ruas a receber um novo projeto de circulação, com sentido único, são a Celso Calmon, Afonso Cláudio e João da Cruz. Para garantir a fluidez no trânsito sem aumento da velocidade, essas ruas podem receber plataformas (superfícies elevadas) nos cruzamentos, nos mesmos moldes do que foi adotado na Rua 24 Horas do Triângulo das Bermudas. "As rotatórias reduzem em 95% o número de acidentes. Mas as plataformas reduzem a zero", explicou o engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) Leonardo Schulte.
Em algumas ruas, com a implantação do sentido único, será possível criar ciclofaixas, como na avenida Rio Branco. A ciclorrede estará interligada às ciclovias – como à da orla de Camburi e à que será criada na Reta da Penha – e às estações de compartilhamento de bicicletas. "Poderemos andar pelo bairro de bicicleta, evitando o carro para viagens curtas", disse o morador Alberto de Campos.
O projeto contempla o bairro desde a Reta da Penha até o canal de Camburi. Também estão previstas inovações, como a abertura de uma via ligando as ruas Aleixo Neto e Joaquim Lírio pela orla. Para que um maior número de pessoas possa conhecer de perto a proposta da Prefeitura de Vitória, cópias do projeto binário e do traçado da ciclorrede já estão disponíveis na Escola Estadual Irmã Maria Horta.
Muitos moradores se colocaram a favor do projeto. "É uma antiga reivindicação nossa, para organizar o trânsito e evitar acidentes", disse o presidente da Associação Comercial da Praia do Canto, Carlos Eduardo Sardenberg.
Samira Gasparini
Rua Celso Calmon
Rua Celso Calmon é uma das ruas da Praia do Canto que terão sentido único
Carlos Antolini
Rua João da Cruz, na Praia do Canto
Rua João da Cruz será uma das primeiras ruas do bairro a adotar o novo projeto de circulação
Com edição de Matheus Thebaldi

Um comentário:

  1. Houve várias opiniões contrárias ao projeto, inclusive de um morador que justificou tecnicamente do porque da continuidade do sistema atual, com rotatórias. Infelizmente nas notícias publicadas, divulgou-se somente as opiniões favoráveis, o que é uma pena, pois não dá oportunidade às pessoas, moradores principalmente, de avaliarem o que realmente é melhor para se manter a qualidade de vida do bairro.

    ResponderExcluir