terça-feira, 21 de junho de 2016

Apelo a comunidade árabe no Brasil.

  A Comunidade Árabe tem de tomar uma posição com relação ao comportamento do Presidente da República interino Michel Temer em relação a dois pontos:
                                       1- Decisão tomada em retirar o apoio do Brasil a criação do Estado Palestino junto às Nações Unidas.
                                       2- Saída do Brasil do debate com a Comunidade Européia com relação aos milhares e milhares de imigrantes sírios.

                                      Se retrocedermos 140 anos na História do Brasil, veremos que foi neste tempo que aqui chegaram os primeiros grupos de imigrantes vindos do território que envolve o que é hoje o Líbano e a Síria. Sendo que o contingente maior expressão maior era de nossa gente vinda do que é hoje Líbano.
                                     Concordando ou não com a idéias e ações políticas de Michel Temer, ele faz parte efetiva da comunidade árabe, pois seus país são libaneses de nascimento. Neste ponto, particularmente com neto de libanês fico incomodado. Por este motivo estou fazendo este registro.
                                     A posição do Brasil, agora revogada, de apoiar a criação do Estado Palestino tem fundamentação ampla de uma convivência fraterna das pessoas e dos grupos. Tem ainda o fato de que as tensões políticas vividas no Líbano tem origem na discriminação e na humilhação que o povo palestino é submetido pelo governo Sionista de Israel.
                                    O acolhimento sempre foi uma característica dos árabes e dos seus descendentes, bem como do povo brasileiro. Os sírios que vivem uma guerra interna que já ultrapassa aos limites suportáveis, devem ter por nossa parte uma ação positiva. Abandonar as conversas, como o Governo brasileiro fez é vergonhoso. Particularmente fico angustiado por ver esta ação tomada por um descendente de árabes.
                                    Nós que somamos uma comunidade de mais de 6 milhões de descendentes dos árabes não podemos nos omitir. Se há 140 anos tivesse o Governo do Brasil fechado as portas para os nossos antepassados, qual seria a nossa realidade.
                                       A Comunidade Árabe tem de tomar uma posição com relação ao comportamento do Presidente da República interino Michel Temer. Sob pena de mancharmos o nosso futuro por omissão e desprezo para com os que precisam de nós neste momento: os irmãos e irmãs da Palestina e da Síria.
                                      Líbano, minha alma veio de lá.

Um comentário:

  1. Governo ilegítimo,tendo José Serra na titularidade da chancelaria, só poderia dar neste absurdo!

    ResponderExcluir