quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SELITA – HISTÓRIA DE RESITENCIA

A Selita,que é a mais antiga cooperativa rural. do Espirito Santo, ficou em quinto lugar na pesquisa da Revista Exame, Editora Abril, na categoria leite e derivados. Este feito deve ser comemorado pelos capixabas, seja ele ligado ou não a Selita. Afinal de contas é o Estado sendo destacado nacionalmente. Nos quatro primeiros colocados não aparece nenhuma cooperativa.
O mérito do destaque da Selita é de quem? Vamos fazer uma viagem no tempo, vamos até Cachoeiro. Lá em 1938, no dia 22 de outubro, um grupo de pecuaristas resolveu mudar a maneira e forma de vender a produção leiteira. De uma ação individualista, com cada proprietário trabalhando isoladamente, eles entenderam que no caso da produção leiteira a forma teria mudar. Estavam colocando um ponto final no individualismo. A união os tornou fortes e competitivos. Foi a ação do bom senso, indo em direção ao que hoje conhecemos, recebe 300 mil litros de leite por dia e capacidade para 500 mil.
A caminhada teve os primeiros passos, foram seus fundadores: Abelardo Ferreira Machado, Agenor Luiz Thomé, Agliberto Rodrigues Moreira, Aldo Pinheiro, Alípio Emílio da Costa, Alípio Francisco Moreira, Anacleto Ramos, Antenor Benedito dos Santos, Antônio Gomes, Aristeu Portugal Neves, Caio Martins, Carlos Caiado Barbosa, Delduque Ferreira da Silva, Eduardo Gomes de Almeida, Francisco Alves de Athayde, Jarbas Ferreira Coelho, Jarbas Ferreira Machado, Joaquim Rodrigues Soares, Justino Ferreira, Lauro Pinheiro, Manoel Marcondes de Almeida, Marcondes A. de Souza Junior, Olympio Lopes Machado, Ormindo de Freitas Mello e Oswaldo Alves. A fundação teve a presença do técnico Djalma Eloy Hess e o apadrinhamento do Secretario de Agricultura, Carlos Lindenberg.
Comemorando o feito da Selita lembro o embate deles na década de 80, quando teve de enfrentar a poderosa CCPL – Cooperativa Central dos Produtores de Leite, que queria aniquilá-la. Quando o Jornal do Campo fez 20 anos, hoje tem 32, publiquei um livro “No caminho da roça, aqui fala quem faz. Jornal do Campo 20 anos e outras Histórias”, relatei uma conversa de Carlos Lindenberg Filho e seu pai Carlos Lindenberg, sobre o confronto da Selita com a CCPL. Ao ouvir Carlos Filho, Carlos pai foi objetivo: o pessoal de Cachoeiro vai resistir, eles vão enfrentar a CCPL, eu os conheço muito bem.
A resistência da Selita foi exemplar. O tempo passou, o espírito cooperativista permanece. O destaque é merecido. O mérito é de todos: pecuaristas, funcionários e nós os consumidores.
ronaldmansur@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário