segunda-feira, 21 de novembro de 2011

VESTÍGIOS DA HISTÓRIA SUL CAPIXABAS EM 11 NARRATIVAS

Não é todo dia que tomamos conhecimento sobre a publicação de uma obra de real valor. Reconheço que elas existam, mas muitas das vezes permanecem anônimas nas gavetas e nos computadores dos seus autores. Ainda é difícil e complicado dar divulgação plena a trabalhos acadêmicos, muito embora a internet venha encurtando este espaço do vazio cultural. Editar um livro é muito complicado e penoso. Mas tem gente que não desiste.
Quando soube que receberia um exemplar de VESTÍGIOS DA HISTÓRIA SUL CAPIXABA EM 11 NARRATIVAS e que o receberia pelos Correios, tive de aguardar por um tempo além do normal, a greve do pessoal dos Correios me retardou em alguns dias a sua chegada. Um trabalho coletivo que percorre o passado esquecido do cotidiano capixaba. Uma obra com grande dose de teimosia do pessoal do curso de História do Centro Universitário São Camilo. Não se conformando com o desleixo que a nossa Cultura é submetida, resolveram nos brindar com 11 textos que como muitos ficariam circunscritos ao ambiente acadêmico. Luz nas trevas. A publicação contou com recursos da Lei Rubem Braga da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.  
Mais uma vez temos de nos curvar diante das pessoas que realizam trabalho de tamanha envergadura e profundidade. Elas estão abrindo caminhos novos para que outros possam trilhar, contar e registrar a História, que não deve ser propriedade individual ou de grupos, ela é e deve ser de todos.  VESTÍGIOS DA HISTÓRIA SUL CAPIXABA EM 11 NARRATIVAS é uma iniciativa pioneira e coletiva, a expectativa que é de não seja única, mas que seja seguida de muitas outras. Estarei sempre a postos para aplaudir e de pé.
Do ponto de vista histórico o conjunto da obra nos leva a percorrer caminhos onde as informações do passado indicam uma boa parte do que somos hoje. É este mérito, dentre muitos, que VESTÍGIOS DA HISTÓRIA SUL CAPIXABA EM 11 NARRATIVAS nos oferece com textos curtos, porém com precisão e objetividade. Para quem deseja prosseguir na busca de mais informações, lá esta a bibliografia de cada unidade – facilitador para outras caminhadas.
Já do ponto de vista regional é também interessante e positiva a abrangência da obra, ao nos repassar o sul capixaba como um todo. Ás vezes a delimitação geográfica por município nos deixa sem uma visão de conjunto. A visão de território é mais interessante, porque mostra uma realidade que permeia as comunidades. Não somos uma ilha, somos um imenso arquipélago. Um quebra cabeças simples para entender a região sul do Estado, mas que às vezes passa despercebido.
Pensar o hoje sem percorrer o passado escravagista é perder uma boa parte da História real. Os textos que falam da fase escravagista é como colocar tijolos numa construção que sabemos será imensa. O período da escravidão na terra capixaba é pouco documentado, porque o que sempre prevalece é a visão do ganhador e do dominante. Na época a sociedade era composta de dois grupos: branco, senhor de tudo e negro, o faz tudo.
Os organizadores reconhecem que “não existe historiador que, em seu ofício, não ponha um pouco de si, e como historiadores que somos, estamos fadados a cometer tal desacerto, pois é impossível dissociar o homem de sua história, e os contornos de sua ação como pesquisador ou mesmo organizador de um trabalho trazem a carga histórica de sua vivencia, ainda que se busque a impessoalidade.”
Todos os textos merecem destaque, mas o de Pedro Ernesto Fagundes CORAÇÃO VERMELHO: GUILHEME TAVARES E A MEMORIA DOS COMUNISTAS DO ESPIRITO SANTO merece duas colocações. A primeira é o registro da luta e da convicção ideológica do ferroviário Guilherme Tavares. A segunda é a citação bibliográfica do texto do jornalista Luzimar Nogueira Dias, 1935: INTEGRALISTAS E COMUNISTAS - 50 ANOS DEPOIS, UMA HISTÓRIA DE PRISÕES E ASSASSINATOS.
Quem estiver interesse em adquirir o livro poderá encontrá-lo na Livraria Saber em Cachoeiro de Itapemirim, na loja do Hortifruti na Praia da Costa em Vila Velha ou no site vestigiosdahistoriasulcapixaba@hotmail.com. Quem comprar e não gostar, basta comunicar-se no endereço abaixo. Eu compro.


O QUE CONTÉM CADA TEXTO
Abaixo os títulos dos textos com pequena nota falando sôbre cada um. O livro foi coordenado e apresentado por Andréia Marin, Jeferson Mendes Saldanha, Michelle Scarpi Silvestre e Priscila Moreira da Silva.
 ICONHA, ENCRUZILHADA PARA TRAMAR AS PEQUENAS E GRANDES HISTÓRIAS. José Pontes Schayder, traz à tona a história dos personagens Duarte e Beiriz, que apostaram em atividades econômicas na região que originou o município de Iconha, contrariando o fluxo natural da imigração que,em síntese, convergia para as grandes lavouras de café.  
 PRESENÇA ESCRAVA EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 1870-1880. Jaqueline Ramalho Nogueira Santos apresenta um estudo sobre a escravidão em Cachoeiro no final do século XIX e pontua como o desenvolvimento da atividade cafeeira na região impulsionou o aumento da mão de obra escrava, bem como analisa a constituição das relações familiares dos escravos
 A HISTÓRIA DO ESCRAVISMO EM ITAPEMIRIM: PRINCÍPIO, MEIOS E FIM. Andréia Marin e Priscila Moreira da Silva descrevem a histórica presença escrava, montando um quadro do escravismo na região, com foco na segunda metade do século XIX e nos impactos do escravismo no Vale do Itapemirim.
 SOB OLHARES E ANSEIOS: A RELEVANCIA DA REGIÃO SUL CAPIXABA NO CONTEXTO DO SÉCULO XIX (1855-1895). Leandro do Carmo Quintão discute a importância da região sul do Espírito Santo na segunda metade do século XIX a partir de documentos oficiais e seus registros.
 A GUERRA DO PARAGUAI E O RECRUTAMENTO MILITAR NA PROVÍNCIA DO ESPIRITO SANTO. UMA ANÁLISE DOS JORNAIS SENTINELA DO SUL E JORNAL DE VICTÓRIA (1867-1868). Andréia Marin, Michelle Scarpi Silvestre e Priscila Moreira por meio de documentos primários, descrevem os impactos do conflito na sociedade capixaba e evidenciando a dinâmica do recrutamento militar na província.
 AFONSO CLAUDIO E A PROPAGANDA REPUBLICANA NO ESPÍRITO SANTO EM FINS DO SÉCULO XIX. Jeferson Mendes Saldanha, Michele Scarpi Silvestre e Priscila Moreira apresentam os muitos papéis exercidos por Afonso Claudio no cenário da história capixaba, destacando a sua participação no movimento republicano no final do século XIX.
 DA ESPERANÇA PARA A LUZ, A FORÇA DAS ÁGUAS DO ITAPEMIRIM. Marco Aurélio Borges Costa e Jeferson Mendes Saldanha destacam os aspectos econômicos bem como a importância da instalação de iluminação pública na cidade no início do século XX e a construção da usina de força motriz da Ilha da Luz, pioneira unidade do Espírito Santo a produzir energia elétrica.
 A TRAJETÓRIA DE BERNARDINO DE SOUZA MONTEIRO NO GOVERNO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (1896-1912). Adilson Silva Santos destaca a sua ascensão política no cenário capixaba e a consolidação da oligarquia Monteiro.
 VESTÍGIOS DE UM ESQUECIMENTO: A MEMÓRIA DA AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA (ABI) NO SUL DO ESPIRITO SANTO. Pedro Ernesto Fagundes trata das trajetórias políticas de personagens destacados do movimento integralista em Cachoeiro de Itapemirim e ressalta as permanências veladas no discurso desses atores.
 CORAÇÃO VERMELHO: GUILHERME TAVARES E A MEMÓRIA DOS COMUNISTAS DO ESPITO SANTO. Pedro Ernesto Fagundes enfatiza um episódio ocorrido em Cachoeiro de Itapemirim, onde esse dissídio se tornou fatal. Análogo a discussão resgata as memórias do comunista cachoeirense Guilherme Tavares.
 A CONTRACULTURA CAPIXABA: ASPECTOS DO MOVIMENTO UNDERGROUD NO SUL DO ESPIRITO SANTO. Diogo Pereira Lube descreve o que foi o movimento de contra cultura e suas manifestações no contexto da guerra fria, ressaltando como atuavam os agentes desse movimento no Espírito Santo, sobretudo em Cachoeiro de Itapemirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário