quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Após manifestação, prefeitura de Cascavel, no Ceará, ouvirá denúncias de pescadores/as afetados por carcinicultura



 
Rogéria Araújo
Jornalista da Adital
Cascavel - Adital
O Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais ocupou nesta manhã (11) a sede da prefeitura de Cascavel, no Estado do Ceará. O objetivo foi denunciar os efeitos que dois grandes projetos de criação de camarão estão causando diretamente à população local, que tem no rio Mal Cozinhado, uma de suas principais fontes de renda.
No início desta manhã, pescadores e pescadoras que fazem parte de Barra Velha, comunidade pesqueira de Cascavel, saiu em direção ao centro do município e, após uma caminhada pelas ruas da cidade, ocuparam pacificamente a prefeitura.
De acordo com Ormezita Barbosa, a manifestação serviu para mostrar que a comunidade está mobilizada e organizada diante dos projetos de carcinicultura que pretendem se instalar no local. "Nós queremos que nossos direitos sejam garantidos. Queremos ser ouvidos”, disse.
Por volta das 11h, a ocupação terminou e ficou acordado que amanhã (12), representantes da prefeitura irão receber um grupo formado pela comunidade para discutir e encaminhar o assunto.
Abaixo, leia a nota emitida pela comunidade:
Nossa água, nossa terra não se vende, se defende!
A comunidade tradicional pesqueira da Barra Velha situada no município de Cascavel, no Ceará, a 72 km de Fortaleza está organizada em luta contra a degradação ambiental que vem sendo provocada por dois empreendimentos de carcinicultura (cultivo de camarão em cativeiro) que estão sitiados às margens do Rio Mal Cozinhado, que é a principal forte de renda da Comunidade.
De acordo com o comunicado enviado por moradores/as do local, das duas fazendas uma já está em pleno funcionamento e outra em avançado processo de implantação. Vale ressaltar que além da comunidade de Barra Velha, outras comunidades adjacentes também estão sendo afetadas. De acordo com os pescadores desde a implantação dos primeiros viveiros acerca de 06 anos, verificou-se mortandade de pescado, diminuindo a produção em especial do camarão, que é o principal produto captura. Outro ponto denunciado é que o acesso tradicional utilizado pelos pescadores foi fechado e atualmente precisam caminhar mais para chegar aos seus locais de pescarias.
Como se não bastasse, as águas oriundas das despescas são jogadas diretamente no Rio Mal Cozinhado sem nenhum tratamento, ou seja, uma água poluída, carregada de produtos químicos. Esse fato tem chamado atenção, porque apesar das inúmeras denúncias feitas aos órgãos ambientais (IBAMA, SEMACE) os mesmos não identificam nenhuma irregularidade e não dialogam com as comunidades sobre as denúncias feitas.
Já o segundo empreendimento que está em fase de implantação, além de ter avançado parte da estrada de acesso, também verifica-se a construção de uma estrada de terra para dentro do Rio Mal Cozinhado, o que futuramente pode causar o assoreamento do rio.
No sentido de denunciar amplamente essa agressão ao Meio Ambiente a Violação de Nossos Direitos como comunidade Tradicional, o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, vem a público mostrar a faceta que está por trás desses grandes projetos e cobrar dos órgãos públicos seus direitos.
Contando com a força popular dos pescadores e pescadoras organizados , a comunidade acredita na defesa dos direitos e na garantia da biodiversidade, para não conviver com a ilusão das promessas dedesenvolvimento local por parte dos barões do camarão.
Por isso nesse dia 11 de Dezembro a partir das 07:30 hs, no Centro de Cascavel, estaremos reunidos numa grande Manifestação, onde iremos mostrar a toda a sociedade os problemas que a carcinicultura vem nos causando.
CONTATOS:
Claudenice: (85) 9150.6725
Maria Eliene: (85) 8717.7653
Ormezita: (85) 9721.5956/8209.8314

Nenhum comentário:

Postar um comentário