quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Dilma elogia a primeira oficial-general das Forças Armadas do Brasil



Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta a contra-almirante Dalva Maria Carvalho Mendes, durante solenidade de apresentação de oficiais-generais recém-promovidos. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff elogiou nesta quinta-feira (20) a promoção de Dalva Maria Carvalho Mendes do posto de capitão-de-mar e guerra para o de contra-almirante, tornando-se a primeira mulher a ocupar a patente de oficial-general da história das Forças Armadas. Durante solenidade de apresentação de oficiais-generais recém-promovidos, no Palácio do Planalto, Dilma afirmou que o brilho da carreira de Dalva representa o sucesso de milhões de mulheres brasileiras. Assista ao discurso da presidenta.
“Não poderia deixar de registrar aqui que, pela primeira vez, uma mulher ascende à patente de oficial-general, demonstrando que, também nas Forças Armadas, patriotismo e profissionalismo independem de distinções de gênero. Isso será cada vez mais evidente, agora que o ingresso das mulheres nas carreiras militares passou a ser estimulado por novas regulamentações. O brilho da carreira da almirante Dalva Maria de Carvalho Mendes é exemplar do sucesso que milhões de brasileiras têm alcançado na busca de uma vida mais plena e de uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para todos”, disse.
Nascida no Rio de Janeiro, em março de 1956, Dalva ingressou na Marinha em 1981, na primeira turma do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha. A oficial trabalhou de 1981 até 2009 no Hospital Marcílio Dias, chegando ao cargo de vice-diretora. Atualmente, ela exerce a função de diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória.
Investimentos
Mais tarde, em almoço de confraternização com os oficiais-generais, Dilma afirmou que mesmo com as restrições orçamentárias impostas pelo acirramento da crise internacional, o governo continuará a investir em equipamentos e projetos estratégicos das Forças Armadas. Segundo a presidenta, apesar de comprometido com a paz, o Brasil não pode descuidar de sua capacidade dissuasória. Veja o discurso.
“Todos esses avanços beneficiam a sociedade brasileira, pois os assuntos relativos à defesa nacional devem e têm de interessar a todos os cidadãos e não somente aos militares ou aos especialistas. Sabemos que, com o engajamento da sociedade, o tema da defesa nacional pode formar um círculo virtuoso com a democracia. Queremos ambos para o Brasil. O Brasil do século XXI, um país democrático e bem defendido”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário