quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Evento debate pesquisas em educação do campo


Evento debate pesquisas em educação do campo

Foto: Eduardo Aigner

Evento debate pesquisas em educação do campo
13/12/2012 03:36
Para aprofundar ainda mais o debate sobre educação do campo, teve início, na manhã desta quinta-feira (13), o I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo, promovido pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O delegado substituto da delegacia federal do MDA no estado, Ivens Leão, apresenta políticas públicas voltadas para a agricultura familiar que têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida e a permanência da população no campo. 
A palestra abordará o tema Educação no Campo: A Pesquisa Fortalecendo e Impulsionando novas Práticas. “O MDA tem estimulado a troca de experiências pedagógicas e práticas das diversas realidades sociais e culturais que envolvem a educação no meio rural. Queremos construir um elo entre ciência e realidade, entre moradores do campo e suas necessidades”, adiantou Ivens Leão. 
Para o delegado, os cursos de Licenciatura em Educação no Campo são uma inovação e necessitam de espaços para serem debatidos. “Este é um momento de discussão e sugestão de proposições pelos diversos atores – governo e sociedade –, para o fortalecimento, ampliação, socialização do conhecimento em políticas públicas interministeriais, que possam contribuir na promoção do desenvolvimento e da educação nos territórios rurais”, afirmou. 
Seminários A programação segue nesta sexta-feira (14) com debate sobre Desenvolvimento Territorial e Educação do Campo. “A ideia é proporcionar uma reflexão sobre integração da concepção de desenvolvimento territorial e educação do campo, visando à elaboração da proposta pedagógica dos estudantes e professores do Procampo/Uneal”, ressaltou Leão. 
Haverá ainda apresentações culturais, seminários temáticos, comunicações orais, relatos de experiências e sessão de pôster, com a abordagem de assuntos ligados à formação de educadores (as) do campo (educação básica e superior), pesquisas em educação do campo, movimentos sociais, políticas públicas, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário