terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ocupação da reitoria da Universidade Católica de Brasília, por quê?



Jardel Santana
Estudante de Psicologia, católico praticante, militante dos direitos humanos, em especial das juventudes
Adital
Na última quinta-feira (29/11), um grupo de estudantes ocupou a reitoria da Universidade Católica de Brasília – UCB. Dentre as reivindicações estavam o reajuste de 8,9% no valor das mensalidades, anunciado recentemente pela instituição, e também o corte de bolsas, de modo particular as bolsas atletas.
Entretanto, tais medidas adotadas pela instituição foram apenas o estopim para a ocupação, pois já há algum tempo, mais ou menos 02 anos, os/as estudantes vêm reclamando das políticas institucionais, principalmente a nítida mercantilização do ensino, o que se tornou ainda mais evidente na atual gestão.
Nos últimos anos foram cortadas bolsas, além de não haver políticas de permanência estudantil; reduziu-se o quadro de professores/as, demitindo-se os/as que são bem avaliados/as pelos/as estudantes e permanecendo os/as mal avaliados/as; há repressão às ações do Movimento Estudantil (ME), não permitindo a comunicação das entidades estudantis, como por exemplo, na divulgação de eventos das próprias entidades, as quais precisam solicitar autorização para divulgar suas atividades; a comunicação interna da instituição não atinge as demandas estudantis, tudo estando concentrado em apenas uma pessoa e não em uma equipe, os eventos de interesse dos/as estudantes, muitas vezes são divulgados muito próximos à realização dos mesmos, o que prejudica a participação estudantil nestes; há pouco apoio institucional para participação em eventos como congressos, seminários, dentre outras atividades acadêmicas, e muitas vezes os/as estudantes estão levando o nome da própria instituição para tais eventos e não são apoiados/as.
Por diversas vezes o ME tentou o diálogo com a instituição, chegando inclusive a se reunir com a atual reitoria, no início do corrente ano, e algumas vezes recorreram inclusive à mantenedora da instituição (União Brasiliense de Educação e Cultura - UBEC), para apresentar insatisfações. Porém a maioria das reivindicações/reclamações dos/as estudantes, não foi resolvida e a sensação que muitos/as tem é a de que tais queixas são ignoradas.
O Movimento Estudantil ocupou a reitoria, exigindo acima de tudo, qualidade no ensino, demonstrando, portanto, uma posição contrária à mercantilização do ensino, o qual não deve ser visto como mercadoria. A reivindicação contra o aumento da mensalidade e corte de bolsas, como dito inicialmente, apenas desencadearam o ato de ocupação, o qual somente foi necessário, pois todas as outras tentativas de diálogo foram tentadas e não se obteve êxito, ou seja, a instituição não estava ou está aberta ao diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário