quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Reinicia diálogo de paz entre governo colombiano e FARC-EP



 
Adital
O diálogo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) será retomado hoje, em Havana, depois de um recesso de 24 horas, que ambas as partes dedicaram para fazer consultas internas.
Desde o último dia 19 de novembro, quando a mesa de diálogo começou a se reunir no Palácio de Convenções na capital, as duas delegações implementaram este mecanismo de três dias consecutivos de encontro e uma pausa para analisar o que foi abordado, o que levam com total reserva.
Enquanto os colombianos mantêm suas esperanças de que haja um entendimento que ponha fim ao conflito armado, político e social, guerrilha e governo recebem a colaboração de especialistas em temas agrários, o primeiro ponto com o qual se iniciaram os debates.
Ao fazer um balanço destas últimas jornadas, o guerrilheiro Jesús Santrich afirmou, em um áudio divulgado na véspera no site http://pazfarc-ep.blogspot.com/, que estão observando com muito detalhe as iniciativas cidadãs enviadas para Havana no último domingo.
Estes materiais, disse, nos ajudam a fazer nossa própria construção política. A ideia das FARC-EP é reunir o sentimento nacional para sentar seu ponto de vista na mesa, ressaltou.
Mais de duas mil propostas recolhidas nas nove mesas regionais de paz que aconteceram na Colômbia, organizadas pelo Congresso, são estudadas pelas duas partes da mesma forma que as petições formuladas desde o sitio web que colocaram a disposição da sociedadewww.mesadeconversaciones.com.co
Santrich apontou que nestes últimos três dias continuaram abordando a política de desenvolvimento agrário integral, desde a problemática da terra com um enfoque de territorialidade.
Espera-se que desde hoje e até o próximo sábado as FARC-EP e os representantes do gabinete de Juan Manuel Santos continuem debatendo a porta fechada sobre este tema e depois deem por encerrada esta segunda rodada.
A notícia é de Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário