quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Rondônia será sede do Congresso Internacional do Leite/2013


postado há 1 dia atrás
Aumentar tamanho do textoDiminuir tamanho do textoImprimir

Com a presença de lideranças políticas de Rondônia, o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, anunciou que o estado de Rondônia que irá sediar a décima terceira edição do Congresso Internacional do Leite. O anúncio foi feito durante a abertura do XI Congresso, que ocorreu em Goiânia-GO.

Ainda sem data definida, o evento deverá ocorrer em Porto Velho, em julho de 2013. Esta será a primeira vez que um estado da Região Norte sedia o Congresso. Segundo o secretário de Turismo de Rondônia, Basílio Oliveira, a pecuária de leite no estado cresce a 8% ao ano, quase o dobro da media nacional e a cadeia produtiva do leite rondoniense já possui capacidade de articulação para sediar um evento deste porte.

A atividade agrícola em Rondônia é bastante diversificada. O estado destaca-se na produção de café (5º maior do Brasil), cacau (3º maior do Brasil), feijão, milho, soja, arroz e mandioca. No que diz respeito à pecuária de leite, Rondônia possui 60 laticínios e 37 mil produtores, sendo o maior produtor Região Norte. O rebanho bovino do estado é de 11,7 milhões de cabeças de gado, sendo 3,6 milhões voltados para a atividade leiteira.

O encerramento do XI Congresso Internacional ocorreu no dia 23 de novembro. Mais de 1.300 pessoas participaram do evento, que reuniu profissionais e estudantes ligados ao setor leiteiro de sete países e 21 estados brasileiros. Segundo Vilela, o evento ficou acima das expectativas.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite creditou o sucesso do Congresso à grande capacidade de mobilização das instituições goianas voltadas para o agronegócio. "Temos certeza de que este sucesso irá se repetir em 2013, em Porto Velho", afirmou Vilela.

A matéria é da Embrapa Gado de leite, adaptada pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário