sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Somar demonstra preocupação com falta de chuvas em algumas regiões





06/12/2012 Café da terra

As chuvas ocorridas neste último final de semana sobre as principais regiões produtoras de café de São Paulo e Minas Gerais elevaram os níveis de água no solo. Mas, ainda assim, os solos não apresentam altos valores de armazenamento hídrico. Algumas áreas cafeeiras de São Paulo, como a região de Marilia e sudoeste do Estado, já começam a sentir os efeitos desses baixos volumes de chuvas e em alguns casos mais extremos estão ocorrendo quedas prematuras dos frutos. As considerações partem do boletim  agrometeorológico semanal da Somar Meteorologia.
Segundo a Somar, em Minas Gerais, apenas a região do cerrado é que ainda não apresenta condições ideais ao pleno desenvolvimento das plantas, uma vez que os solos ainda estão com uma capacidade hídrica inferior aos 80%. Dessa forma, alguns cafeeiros vêm apresentando índices de área foliar inferiores ao normal para essa época do ano. Porém, a grande vantagem é que como a safra 2013 é de baixa produção dentro da bienalidade cafeeira, os pés não estão com sua máxima carga e isso favorece que, mesmo numa condição menos favorável, a planta consiga, de certa forma, se desenvolver satisfatoriamente.
Ainda em Minas Gerais, diz o boletim, na região da Zona da Mata, as fortes chuvas ocorridas nas últimas semanas chegaram a trazer preocupações aos produtores, uma vez que essas chuvas foram seguidas de fortes rajadas de ventos, levando à queda prematura dos grãos do café. Mas, não se pode falar em quebra nos índices de produtividade, pois foram casos bem pontuais, indica.
Para esta semana, a Somar coloca são esperadas chuvas em quase todas as regiões cafeeiras de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo. No entanto, serão na forma de pancadas, localizadas. Além disso, os volumes esperados não serão altos, contudo, manterão os solos com certa umidade e consequentemente isso irá proporcionar condições para que a planta continue vegetando e, assim, dando suporte ao desenvolvimento e crescimento dos frutos, que em sua grande maioria estão na fase de chumbão e alguns já se encontram na fase de verde-cana. Chuvas mais generalizadas estão sendo previstas somente para a próxima semana, conclui a Somar.
Fonte : Safras & Mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário