ITCM
Internacional de Trabajadores de la Construcción y la Madera
Adital
A ICM e suas Organizações Sindicais promovem a sindicalização como via para exigir a proteção da saúde e da vida dos trabalhadores
Neste 28 de abril, data em que se comemora e se rende homenagem aos trabalhadores/rãs vítimas de acidentes de trabalho, enfermidades profissionais, mutilações e morte em função do trabalho, é propícia para promover, incrementar e fortalecer a sindicalização nos setores da construção, da madeira e da silvicultura como mecanismo eficaz para garantir a segurança e a saúde no trabalho.
A Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira, através de seu Escritório Regional Latino-americano, colocou em marcha a Campanha Sindical Internacional "O Trabalho Sindicalizado é mais Seguro: Uma Morte, uma Paralisação”, cujo objetivo fundamental é a realização de ações por parte das Organizações Sindicais Afiliadas e Fraternas da América e do Caribe, para exortar aos governos e empregadores a cumprir com as Legislações e normativas nacionais, bem como a ratificação dos Convênios Internacionais que têm sido emitidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em matéria de segurança e de saúde no trabalho.
É nosso interesse também sensibilizar e criar uma consciência crítica nos trabalhadores/ras, bem como em seus dirigentes, acerca da importância de velar pelo cumprimento da segurança e saúde no trabalho, para preservar sua saúde e vida, através das ferramentas de luta e pressão que o movimento sindical historicamente utiliza em âmbito mundial.
O objetivo fundamental dessa campanha aponta para a conseguir que governos e empregadores compreendam a importância que tem para a população trabalhadora dos países da região, a priorização da segurança e da saúde no trabalho como mecanismo eficaz para manter uma adequada proteção e conservação de sua saúde.
Estratégias a seguir para a Campanha
1. Realização de atividades nos projetos de construção e centros de trabalho como paralisação de 10 a 15 minutos, para que os dirigentes sindicais falem aos trabalhadores sobre a importância do 28 de abril e fazer um minuto de silêncio em memória dos falecidos por acidentes de trabalho.
2. Colocar cartazes alusivos em lugares estratégicos dos projetos e centros de trabalho e repartir folders com informação de interesse.
3. Realizar recorridos com os Delegados e Membros do Sindicato, com funcionários do Ministério do Trabalho, para avaliar as condições de trabalho para a detecção de riscos que possam ocasionar acidentes de trabalho, enfermidades profissionais ou mortes.
4. Utilização de redes sociais para promover a importância da comemoração do dia 28 de abril e a campanha impulsionada pelo Escritório Regional Latino-americano da ICM.
5. Participar em programas radiais e televisivos locais para promover a campanha e debater acerca da importância da segurança e saúde no trabalho na prevenção de acidentes, enfermidades e mortes devido a problemas trabalhistas.
6. Elaboração e envio de cartas aos presidentes da República dos respectivos países, bem como aos Ministros do Trabalho, Ministros da Saúde, Diretores de Instituições de Segurança Social e Grêmios de Empregadores, chamando a atenção sobre a temática e exortando-os ao cumprimento das leis, normas e convênios internacionais em matéria de segurança e saúde no trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário