quarta-feira, 1 de maio de 2013

Simpósio busca debater infância, adolescência, juventude e sociedade latino-americanas



Adital
Inicia na próxima quinta-feira (2) o simpósio Infância, Adolescência e Juventude: olhares interdisciplinares na Universidade Sergio Arboleda, em Bogotá, na Colômbia. O evento propõe congregar investigações com respeito à América Latina de diferentes campos do conhecimento, como história, sociologia, antropologia, trabalho social, direito, educação e outros que problematizem a relação da infância, adolescência e juventude, seja em termos de representações,projetos políticos, atividades sociais, construção de institucional, construção de conhecimento eprofissões específicas ou experiências de vida.
A partir dos diversos conhecimentos apresentados pelos participantes pretende-se construir um espaço de reflexão e diálogo multidisciplinar e, mesmo tempo, estimular o esforço de atravessar os obstáculos que as fronteiras disciplinárias que assuntos diferentes possuem, além de facilitar uma melhor comunicação entre os saberes.
O simpósio busca aprofundar melhor o assunto, já que a configuração das diferentes "idades"e suas conseqüências sociais na forma de produzir, de viver, de dividir o trabalho, para hierarquizar as relações, relações de gênero, implicam em uma dimensão importante na organização das diferentes sociedades no tempo. Assim, em termos atuais, infância, adolescência e juventudecompõem três universos cheios de construções de significado e projetos.
Alguns temas a serem debatidos são a representação da infância brasileira em publicações infantis, literatura infantil e o ensino da história, infância e adolescência na Cidade do México, conceito de juventude rural e vários outros. Toda a programação pode e mais detalhes sobre o evento podem ser acessados nos links http://www.h-mexico.unam.mx/node/11197 e http://www.h-mexico.unam.mx/node/10144 , respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário