SÃO PAULO, 30 Ago (Reuters) - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deverá publicar, na próxima semana, o aviso do leilão de contratos de opções públicas de café, informou o Ministério da Agricultura nesta sexta-feira, por meio de sua assessoria de imprensa.
O governo já anunciou que o instrumento, que visa dar sustentação aos preços do café, envolverá 3 milhões de sacas. Mas o mercado aguarda os avisos para saber quando os leilões serão realizados.
Normalmente, as operações da Conab são realizadas alguns dias após a publicação dos avisos. Ainda não havia informações sobre a data exata da realização dos leilões, segundo a assessoria de imprensa do ministério.
O preço de referência das opções será de 343 reais por saca, com o exercício em março de 2014.
De posse do contrato de opção, o produtor poderá exercer o direito de vender o café ao governo se o produto no mercado físico estiver abaixo do valor de referência.
Dessa forma, o governo busca forçar uma alta no mercado de café, que recentemente atingiu mínima de quatro anos no mercado internacional.
"Com o Governo Federal confirmando, de fato, a realização dos leilões de opções na próxima semana, extingue-se a dúvida que pairava no mercado e teremos uma ferramenta importante para balizar os preços do café no Brasil, uma vez que, se acrescentar sacaria e tributação, a cotação da saca no pregão poderá se aproximar de 350 reais", disse nesta sexta-feira em nota o Conselho Nacional do Café (CNC), que representa os produtores.
Caso todos os contratos sejam exercidos, o governo deverá desembolsar cerca de 1 bilhão de reais para realizar o mecanismo de apoio aos produtores. E, neste caso, o governo acumularia estoques de 3 milhões de sacas.
(Por Roberto Samora)
Via G1
- See more at: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=48252#sthash.3UwbmF4h.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário