domingo, 1 de setembro de 2013

Laticínio da agricultura familiar é um dos destaques da Expointer


Laticínio da agricultura familiar é um dos destaques da Expointer

Odete Tereza da Cas, 46 anos, conta que o segredo para ter sucesso em feiras e exposições é não se acomodar, ter sempre novidades. Por isso, a cada edição da Feira da Agricultura Familiar, na Expointer, ela traz um novo produto Não é pouca coisa, pois ela marca presença no espaço desde o primeiro ano do pavilhão, em 1999. A inovação deste ano são os queijos temperados, mergulhados em azeite de oliva ou óleo de milho, que estão encantando  visitantes e colegas
Baseado nas experiências anteriores e no movimento no estande, que nos últimos dias permanece lotado o dia inteiro, a expectativa de vendas é muito boa. “Em geral, tudo que eu faço no período da Expointer, é comercializado aqui”, conta. A meta é vender mais de 200 kg só de queijos. Mas, no estande, o visitante pode encontrar também iogurtes e doces
Investindo na produção
Toda a matéria prima dos produtos Puro Sabor do Interior vem da propriedade de 13 hectares, localizada no município de Farroupilha (RS).  Com 23 animais em lactação, a produção na chácara é de cerca de 750 litros de leite/dia, que são beneficiados no local. O trabalho, que já completou 15 anos, foi uma importante mudança na vida da família, que hoje recebe cerca de três vezes mais do que quando vendiam o produto in natura.
Além de muito trabalho e empenho por parte de Odete, do marido e da filha, algumas políticas têm sido fundamentais para o sucesso do empreendimento. Um exemplo, é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Governo Federal, que ajuda a comercializar parte da produção. Atualmente os produtos Puro Sabor do Interior chegam a cerca de 30 escolas.  Além da renda garantida todo mês, dona Odete se alegra com o serviço que presta para a saúde dos alunos. “A melhor parte é saber que as crianças estão se alimentando com produtos de qualidade”, afirma.
Governo disponibiliza crédito
O crédito rural também é imprescindível. É o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que custeia a produção de leite e ainda ajuda na modernização da propriedade de dona Odete. Com equipamentos adquiridos pelo Mais Alimentos, como trator, tratador de animais e distribuidor de esterco, o trabalho se tornou mais eficiente e menos penoso.
Prêmios
Para a agricultora, esta edição da Expointer tem sido especial. Na quarta-feira (28), a agroindústria recebeu o 2o lugar no concurso Sabor Gaúcho, na modalidade queijo colonial. A competição realizada entre os expositores do pavilhão da agricultura familiar tinha como objetivo escolher os melhores produtos em qualidade e sabor. O prêmio, foi entregue pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.
Na sexta-feira (30), Odete foi uma das premiadas com a Medalha Assis Brasil, durante a abertura oficial da Expointer. A premiação é concedida, anualmente, pelo governo do estado, desde 1973, para pessoas que se destacaram por serviços em benefício da agricultura e da pecuária. Para a família, a medalha é um reconhecimento dos anos de esforço e busca por excelência.
Juliana Reis
(61) 2020-0223 / 2020-0262
imprensa@mda.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário