quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Holanda dará 10 milhões de euros para produtores de café e cacau da Nicarágua




A Holanda, em aliança com uma firma exportadora, destinará 10 milhões de euros (US$ 13,49 milhões) para aumentar a renda, melhorar a segurança alimentar e condições de vida de cerca de 5.000 pequenos produtores de café e cacau da Nicarágua. O representante do Serviço Holandes de Cooperação e Desenvolvimento (SNV), Miguel Méndez, disse que na aliança com a exportadora Atlantic, financiarão um projeto por cinco anos nas províncias de Madriz, Nueva Segovia, Matagalpa, Jinotega e Río San Juan, no norte, centro e sul do país.

O projeto, denominado “Acesso a mercados sustentáveis e segurança alimentar para produtores de café e cacau da Nicarágua”, tem como meta elevar em 25% os rendimentos de 5.000 pequenos produtores, dos quais 3.000 serão de café e o restante, de cacau. O Ministério de Relações Exteriores da Holanda, através do SNV, outorgará 5,5 milhões de euros (US$ 7,42 milhões) e, o restante, será fornecido pela exportadora Atlantic.

Os fundos serão destinados aos pequenos produtores de café e cacau para créditos com prazos de até nove anos e baixas taxas de juros, disse o gerente de projetos da exportadora Atlantic, Reynaldo Soza. O projeto compreende áreas de acesso a mercados diferenciados, melhoramento da gestão empresarial dos produtores, assistência técnica e inovação tecnológica, diversificação produtiva, segurança alimentar e educação nutricional. O projeto será executado pelo SNV, em alianças com a exportadora Atlantic, Fundação para Desenvolvimento Tecnológico agropecuário e Florestal da Nicarágua (Funica); Escola Agrícola Panamericana “El Zamorano”, com sede em Honduras; e a Fundação UTZ Certified.

A reportagem é da agência EFE, adaptada pelo CafePoint

Nenhum comentário:

Postar um comentário