| 
Cerca de 80% das
  famílias incluídas no público inicial do processo atualizaramas informações cadastrais e permanecem no Programa Bolsa Família
 
Chega ao fim, neste
  mês, a Revisão Cadastral de 2013. O público inicial, identificado em janeiro
  do ano passado, somava cerca de 2,8 milhões de famílias beneficiárias do
  Programa Bolsa Família (PBF), que precisavam atualizar as informações no
  Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único).
  Para as que não fizeram essa atualização, dentro dos prazos estipulados,
  foram realizados comandos de bloqueio de benefício e, posteriormente, de
  cancelamento. No total, 600 mil famílias tiveram comandos de cancelamento —
  21% do público inicial. 
A Revisão Cadastral
  é uma ação periódica do Programa Bolsa Família. O público é extraído da
  seguinte forma: na Folha de Pagamentos de janeiro, identificam-se as famílias
  que, no mês anterior (dezembro), completaram dois anos ou mais sem atualizar
  o cadastro. Assim, em janeiro de 2013, o Ministério do Desenvolvimento Social
  e Combate à Fome (MDS) listou as famílias que não haviam atualizado seus
  dados desde dezembro de 2010.  
Para esse grupo,
  houve um primeiro ciclo de atualizações, cujo prazo se encerrou em dezembro
  do ano passado. Entre janeiro e fevereiro de 2014, foram realizados mais de
  700 mil bloqueios de benefícios do PBF. As famílias com benefícios bloqueados
  tiveram novo prazo para atualizar as informações cadastrais. Para aquelas
  que, mesmo após o bloqueio, não fizeram a atualização, ou nos casos de
  famílias em que a renda familiar por pessoa ultrapassou os limites do PBF,
  foram comandados os cancelamentos. Os 600 mil comandos de cancelamento
  ocorreram em março e abril de 2014, concluindo o processo da Revisão
  Cadastral de 2013. 
O fato de que cerca
  de 80% das famílias do público inicial tenham atualizado o cadastro e
  permanecido no Bolsa Família demonstra o empenho e o comprometimento das
  Gestões Municipais na busca ativa para atualização e atendimento dos
  beneficiários do PBF. A lista, por município, das famílias que tiveram
  comando de cancelamento de benefícios está disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa
  Família (SIGPBF).   
Reversão de
  cancelamento 
Atenção: as famílias que
  não atualizaram os dados cadastrais, até o último dia 21 de março, poderão
  retornar ao PBF, caso mantenham o perfil para atendimento. Para isso, a
  Gestão Municipal deverá atualizar o cadastro e comandar a reversão do
  cancelamento dos benefícios no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec). 
É importante estar
  atento ao prazo-limite para o comando da reversão de cancelamento: a
  família que estiver no perfil do Programa Bolsa Família poderá voltar a
  receber o benefício caso a reversão de cancelamento seja feita no prazo máximo
  de seis meses após a data do cancelamento. 
Depois desse prazo,
  as famílias só podem retornar ao PBF passando por novo processo de
  habilitação e concessão de benefícios, procedimentos realizados mensalmente
  pelo MDS e que considera todas as famílias com perfil para entrada no Bolsa
  Família. | 
Nenhum comentário:
Postar um comentário