Adital
Wanir Leão Cavalcante Rotta viveu, no início da década de 1980, a maior dor que qualquer mãe poderia sentir: perdeu um filho na batalha contra o câncer. Durante o tratamento, Wanir, o marido, José Marcus Rotta, e o filho Thiago foram buscar tratamento em Seattle, cidade estadunidense onde poderia encontrar modernos tratamentos oncológicos.
Wanir Leão Cavalcante Rotta, fundadora da AACC, no centro da foto. |
Ao voltar ao Brasil, Wanir e o marido resolveram criar, em São Paulo, o mesmo sistema de suporte a outras famílias que buscam na capital paulista melhores tratamentos de câncer para crianças. Foi assim que, em abril de 1985, fundaram a AACC (Associação de Apoio à Criança com Câncer), que em 2015 completa 30 anos.
O foco é possibilitar moradia completa às famílias que moram em outras cidades, estados ou até em países vizinhos, e precisam vir a São Paulo para tratamentos. "Como os tratamentos são longos, começamos oferecer o suporte emocional e psicológico necessário para que permaneçam aqui durante todo o tempo”, descarta Wanir.
Hoje, a AACC atende a 280 famílias por ano e conta com um quadro de 23 funcionários, 90 voluntários e mais de 30 mil doadores entre pessoas físicas e jurídicas, além de doadores pontuais. A casa continua crescendo. São quatro casas, 36 leitos, refeitório, escolinha, bazar para arrecadação de fundos e eventos beneficentes como shows, jantares e leilões.
Uma das casas da AACC no Brasil. |
Instituto Thiago Rotta
Entre as novas metas de Wanir está a construção de um Instituto, que levará o nome de seu filho, para tratamento pós-câncer. A maquete do prédio fica na AACC e o levantamento de verbas é o seu grande desafio.
Sobre a AACC
A AACC fica em São Paulo, no bairro da Vila Clementino ,rua Borges Lagoa , 1603. A AACC hospeda as crianças que passam por longos tratamentos contra câncer com suas mães, pais ou responsáveis. Além disso, a AACC oferece suporte educacional individualizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário