13 de fevereiro de 2015 às 19:43 por Josélia Pegorim
A temperatura em Alegre, no sul do Espírito Santo, chegou aos 40,2°C nesta sexta-feira, a mais alta do Brasil até 17 horas, pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia. No Estado doRio de Janeiro, a temperatura atingiu marcas entre 36°C e quase 39°C em grande parte do Estado. Em Minas Gerais, no dia 12 de fevereiro de 2015, 88 municípios estavam em situação de emergência declarada por causa da seca e da estiagem, segundo dados da SEDEC, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Com estes números, o desejo da maioria da população do Sudeste é de que chova três dias sem parar, mesmo sendo Carnaval. Chuva para encher os rios e reservatórios e aliviar a estiagem. Chuva para amenizar o calor.
A Região Sudeste terá pancadas de chuva nos dias de Carnaval e até vários temporais, mas quase toda a chuva vai cair sobre São Paulo. As condições para chuva sobre o Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais serão maiores a partir do dia 17 de fevereiro.
Nos mapas, as manchas coloridas representam a chuva prevista para a Região Sudeste. As cores indicam a intensidade, onde os tons de amarelo, vermelho e rosa representam chuva forte. A projeção vai até a noite do dia 17 de fevereiro.
Bloqueio da ASAS menos intenso do que em janeiro
A força de um sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS, alta pressão subtropical do Atlântico Sul, vai barrar quase toda a chuva de uma frente fria sobre São Paulo.O bloqueio da ASAS neste Carnaval não será forte como o que foi observado durante quase todo o mês de janeiro, mesmo assim, vai dificultar a ocorrência da chuva sobre os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Estes estados poderão ter pancadas de chuva, mas poucas. O sol forte e o calor vão predominar no Carnaval.
Já em São Paulo, ao contrário, a situação é de atenção para temporais. A chuva volumosa, as fortes rajadas de vento e até a queda de granizo vão causar transtornos em várias cidades paulistas. Apenas na manhã de sexta-feira, 13, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 67,0 mm sobre Ibitinga, 52,8 mm sobre José Bonifácio, 49,0 mm sobre Lins e 45,2 mm sobre Votuporanga. Quase toda da chuva caiu em 1 hora.
A região da Grande São Paulo também fica sujeita a temporais durante o Carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário