sexta-feira, 20 Março, 2015 - 15:30
Uma delegação da Guatemala – país da América Central – está em Brasília para conhecer as experiências brasileiras relacionadas à segurança alimentar e nutricional e a agricultura familiar. Nesta sexta-feira (20), o grupo formado por representantes de órgãos e instituições públicas do país visita a Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA). O grupo da Guatemala busca conhecer os desafios brasileiros para pensar nas próprias soluções.
O assessor para Assuntos Internacionais da SAF/MDA, Rafael Martins Dias, recebeu a delegação e citou as políticas públicas da agricultura familiar brasileira. Entre elas, os programas de incentivo à comercialização como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o de Alimentação Escolar (Pnae). O funcionamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), do Programa Garantia-Safra e da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) voltada à gestão das cooperativas, por meio do Programa Mais Gestão, também fizeram parte da apresentação.
A delegação da Guatemala também conheceu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), instrumento que identifica os agricultores familiares e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas, aptos a acessarem crédito rural, entre outras políticas públicas.
Outro destaque na apresentação foi o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Brasil Agroecológico que amplia as ações que devem orientar o desenvolvimento rural sustentável, impulsionado pela demanda das organizações sociais do campo e da floresta e da sociedade em geral por alimentos saudáveis e conservação de recursos naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário