Lucas Carvalho* e Christh Lopes* | 03/04/2014 17:00
Após ter sido chamada de "idiota" e "analfabeta" por Jair Bolsonaro (PP-RJ) em uma entrevista coletiva na Câmara dos Deputados, a repórter da RedeTV!, Manuela Borges, confirmou nesta quinta-feira (3/4) que aguarda o departamento jurídico da emissora para entrar com um processo contra o parlamentar.
Crédito:Agência Brasil
Deputado não gostou de pergunta e xingou a jornalista
À IMPRENSA, a repórter confirmou que considera representar a ação por meio da RedeTV!, já que estava trabalhando quando o fato ocorreu. Manuela tem agendada uma reunião com o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e aguarda também outros três deputados que presenciaram o acontecimento e confirmaram apoio à jornalista diante da Câmara.
"Os vídeos já estão com o Amaury Teixeira, do PT da Bahia, que me confirmou que vai entrar com uma representação na Comissão de Ética da Câmara. Tem esse papo de que parlamentar tem imunidade que o isenta de processo em casos de danos morais, calúnia e difamação, e eu quero ver como isso funciona. Até onde eles podem fazer o que quiserem, se algo assim pode ficar impune", diz Manuela.
Procurado por IMPRENSA, o Jair Bolsonaro não se posicionou sobre o caso. Em nota oficial, o Sindicato do Distrito Federal disse que o deputado "mostrou seu total despreparo ao tentar intimidar a jornalista de forma violenta, incluindo posturas machistas". A entidade reafirmou que vai cobrar as providências cabíveis tanto na esfera judicial quanto no âmbito da Câmara dos Deputados.
Entenda o caso
Na última terça-feira (1/4), a Câmara dos Deputados suspendeu a solenidade em plenário para lembrar os 50 anos do Golpe Militar após um tumulto envolvendo grupos contrários e favoráveis à atuação dos militares. Já na entrada do evento, Bolsonaro (PP-RJ) ficou irritado quando Manuela interrogou, por mais de uma vez, se ele estava afirmando que o golpe não existiu. O parlamentar defende que o golpe foi iniciativa do Congresso, que destituiu do poder o ex-presidente João Goulart.
“Quem cassou João Goulart? Foi o Congresso no dia 2 de abril [...]. Não faça uma pergunta desse padrão”, declarou ele. “A história toda está contra o que você diz”, justificou a jornalista. “Você é uma idiota. Você aprendeu onde isso aí? Estou falando que está no 'Diário do Congresso'! Você é uma analfabeta! Não atrapalhe seus colegas, você está censurada!”, respondeu o deputado, visivelmente exaltado.
Num vídeo de bastidores, divulgado nesta quinta-feira (3/4), Bolsonaro aparece ainda irritado com a repórter. "Você vai responder por isso", disse Manuela, que ouviu do deputado em seguida: "Você é uma idiota, uma ignorante! Você está querendo impor a sua verdade pra cima de mim! [...] Estou cagando pra você!"
Assista aos vídeos:
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário