sexta-feira, 22 Maio, 2015 - 15:45
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, estará em Abelardo Luz, município do oeste catarinense, para participar das comemorações dos 30 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do estado. A celebração será nesta segunda-feira (25), às 10h, no assentamento Sandra, popularmente conhecido como 25 de Maio. À tarde, o ministro participa de reunião com o Movimento.
Patrus Ananias participará, também, da inauguração de uma Casa Digital dentro do assentamento. O espaço contará com salas para o acesso à internet, oficinas de teatro, cinema e comunicações – onde ficará a rádio comunitária do local. Depois seguirá até a feira de produtos de agroindústrias e cooperativas da região, no assentamento Patuã II, a quatro quilômetros de distância do assentamento Sandra.
O município de Abelardo Luz faz parte do Território da Cidadania Meio Oeste Contestado (SC), que abrange 29 municípios. Abelardo Luz possui 22 assentamentos da reforma agrária em uma área de 20 mil hectares, com 1,5 mil famílias – 30% dos assentados do estado estão concentrados no local.
Assentamento
O assentamento Sandra (25 de Maio) foi criado em 1986 e tem 48 famílias assentadas, em uma extensão de mil hectares. O assentamento contribui significativamente com a economia do município – são produzidos mais de 100 mil litros de leite por mês.
O nome popular de 25 de Maio do assentamento se dá pela primeira ocupação do MST em Abelardo Luz, no dia 25 de maio de 1985. A data ficou marcada pela chegada de cerca de duas mil famílias na região, onde montaram o primeiro acampamento.
Serviço
Ato político e religioso em comemoração aos 30 anos da 1ª ocupação do MST
Data: 25 de maio (segunda-feira).
Hora: 10h.
Local: assentamento Sandra (25 de maio) – Abelardo Luz (SC)
Reunião com MST
Hora: 13h30
Local: assentamento Sandra (25 de maio) – Abelardo Luz (SC)
Jalila Arabi
Ascom/MDA
Ascom/MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário