sexta-feira, 26 de abril de 2013

Semana da Ação Mundial discute melhorias nas condições de trabalho para professores da região



 
Adital
Até o final do mês acontece nos países da América Latina e Caribe a Semana de Ação Mundial (SAM) 2013, uma grande mobilização coordenada internacionalmente pela Campanha Mundial Pela Educação (CME). A SAM é realizada anualmente em todo o mês de abril e busca recordar o compromisso que os governos possuem de oferecer uma educação de qualidade para todos a partir de um assunto principal, que neste ano é a valorização dos professores.
Durante o evento acontecem debates, seminários, passeatas nas ruas, dentre outras atividades especiais a fim de discutir o tema e de reafirmar a dignidade e o valor do professor, que não são remunerados de acordo com o cargo que exercem, cumprem extensas e exaustivas jornadas de trabalho e não são estimulados pelos seus empregadores a receber uma formação profissional contínua e que esteja de acordo com suas necessidades e contextos de trabalho.
A mobilização conta com a ajuda da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (CLADE), rede defensora do reconhecimento da docência como condição para que se realize de forma plena o direito humano à educação a partir da garantia do estado em oferecer condições de trabalho dignas para todos os professores; remuneração adequada de acordo com a função, o direito de manifestar e de expressar suas ideias livremente, além do reconhecimento dos mesmos como protagonistas da política e da prática educativa.
A participação no evento ultrapassa a barreira física e alcança a Internet, onde o profissional ou professora que queira expressar suas opiniões e desafios que enfrentam para exercer a profissão podem acessar o link http://www.campanaderechoeducacion.org/sam2013/?page_id=247 e deixar o seu recado. Quem possui conta no twitter pode colocar as hashtags #docentes e #SAM2013. Se o interessado quiser apenas acompanhar a cobertura completa do SAM basta seguir o linkhttp://www.campanaderechoeducacion.org/sam2013/.

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