domingo, 16 de dezembro de 2012

Achado histórico de petróleo abre a porta ao rico futuro do Paraguai



 
RT
Organização Autônoma sem fins lucrativos TV-Novosti
Adital
Tradução: ADITAL
14 dez 2012
O presidente do país indicou que há maior expectativa sobre as reservas de petróleo no Chaco

Corbis / RTO presidente interino do Paraguai, Federico Franco, indicou que há maior expectativa sobre as reservas de petróleo na região do Chaco e assegurou que essa zona se converterá na "mais rica” do país.
"A expectativa é maior do que a que se diz. Há petróleo de baixa quantidade de enxofre”, disse o mandatário ante os empresários da União Industrial Paraguaia.
Franco havia viajado a Miami (EUA) para informar-se mais sobre os planos e a agenda programada para a exploração dos primeiros poços, que se iniciou no passado 4 de dezembro, na zona chaquenha.
A jazida de petróleo encontra-se na região do Chaco, a uns 550 quilômetros a noroeste de Assunção, perto da fronteira com a Argentina. Especialistas estimam que em um ano poderiam iniciar a exploração comercial, com uns 150.000 barris diários.
O governante também destacou que, devido ao petróleo e ao aqueduto que começou a ser instalado há 15 dias para levar água do Rio Paraguai para as colônias menonitas e populações adjacentes, "o Chaco está fadado a ser a zona mais rica do Paraguai”.
Mais petróleo do que na Venezuela?
Anteriormente, entusiasmado com o achado histórico, Federico Francodeclarou que o país latino-americano se somará aos produtores mundiais de petróleo a meados de 2013 e que "o Chaco será a zona petroleira mais rica da América do Sul". "Será a zona con maior quantidade de petróleo", ressaltou.
Segundo dados oficiais, aVenezuela, que tem as principais reservas de cru do mundo, produz uma média de 3 milhões de barris diários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário