sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Estudantes ocupam Conselho de Educação e protestam contra lucro



Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
Com brados de "educação como um direito” e "fim ao lucro”, cerca de 50 estudantes universitários/as ligados/as à Confederação de Estudantes do Chile (Confech) e a diversas universidades privadas chilenas ocuparam, no final da tarde de ontem (19), o Conselho Nacional de Educação do Chile, para protestar contra os problemas que enfrenta o sistema educativo no país.
Em ato pacífico, os estudantes protestaram contra o Conselho e contra o lucro na educação e supostos casos de suborno. Através de sua conta no twitter, a Federação de Estudantes da Universidade do Chile acusou o ministro Beyer como "responsável político pelo lucro e subornos”.
As universidades que estariam na mira das autoridades e da justiça por uma eventual participação no Caso de Créditos são a Universidade Pedro de Valdivia, as sedes da Universidade del Mar (Maipú, Santiago, Talca e Iquique) e a Universidade das Comunicações (UNIACC).
Em entrevista a meios de comunicação locais, a porta-voz dos estudantes da Universidade Pedro de Valdivia, Camila Vergara, disse que demandam "que se tomem responsabilidade política diante do problema, já que são mais de 11 universidade as que estão sendo questionadas, o que se evidencia através do lucro e do sistema de crédito”.
A ocupação aconteceu no marco do início dos trabalhos da nova junta da Comissão Nacional de Créditos e no momento em que o Conselho de Educação estuda o caso da Universidade del Mar, que pode ser fechada devido a um pedido do Ministério da Educação.
Os/as estudantes conseguiram se reunir com a secretária executiva do CNE e com o chefe de informação pública e pesquisa para abrir um canal de diálogo e expor seus pontos de vista. Há vários meses, estudantes chilenos protagonizam manifestações em prol de uma "educação gratuita e de qualidade”.
Com informações de agências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário