sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Ministérios e Pastoral dominicanos realizarão o Primeiro Congresso Nacional Juventude e Meio Ambiente em 2013


Adital
Em prol de potencializar o papel da juventude no cuidado e conservação dos recursos naturais e no desenvolvimento sustentável, os Ministérios do Meio Ambiente, Recursos Naturais e da Juventude, junto a Pastoral Juvenil da Igreja Católica, convocam os/as jovens a participar do Primeiro Congresso Nacional Juventude e Meio Ambiente, que acontecerá do dia 25 de janeiro a 2 de março de 2013 na República Dominicana.
Bautista Rojas Gómez, ministro do Meio Ambiente, fez um anúncio na semana passada adiantando que apresentarão as conclusões à sociedade dominicana durante um ato público no dia 26 de janeiro, próximo à celebração do Dia Nacional da Juventude.
O Congresso tem como público-alvo jovens a partir de 15 anos de idade e terá como foco grupos de pré-universitários, universitários e jovens em etapa produtiva, com a intenção de produzir uma Declaração de Jovens Dominicanos a favor do Meio Ambiente.
As ações incluem uma campanha de sensibilização nacional, no qual se informará aos jovens acerca da situação atual do meio ambiente e dos recursos naturais, os principais danos que provocam as atividades diárias aos ecossistemas e os farão conhecer os mecanismos de participação existentes tanto nos processos de autorizações ambientais como no apoio à conservação.
Ademais, serão realizadas conferências magistrais, debates, oficinas, mesas de trabalho e concursos. O encontro discutirá sobre mudança climática, água, energias renováveis, gestão de resíduos, ecoturismo, gestão de riscos, contaminação acústica, biodiversidade, reflorestamento, desenvolvimento sustentável, gestão integral de contas e manejo de áreas protegidas.
"Os/as jovens não só representam a próxima geração de cidadãos/ãs responsáveis, mas na atualidade são inspiradores para outras pessoas e são atores-chave na planificação e no desenvolvimento de políticas ambientais sustentáveis que assegurem o sustento das presentes gerações sem comprometer o futuro do Planeta”, indicou o Rojas Gómez.
Veja mais informações na página do Ministério do Ambiente RD no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário