sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Guia de educação em sexualidade entre jovens da Unesco visa prevenir a gravidez na adolescência e DSTs



Adital
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) produziu nesse ano de 2012 a publicação"Cá entre nós – Guia de Educação Integral em Sexualidade entre os Jovens”. A iniciativa faz parte do projeto Segurança Humana, que promove a cultura de paz e redução da violência por meio de ações integradas nas áreas da educação, ação comunitária e saúde.
"A publicação é uma ferramenta a ser utilizada na educação de pares, uma forma efetiva de promoção da educação em sexualidade”, disse a Oficial do Programa de Educação Preventiva da UNESCO no Brasil, Maria Rebeca Otero.
Voltado para jovens de 13 a 19 anos atendidos pelo projeto, a obra concentra-se especialmente naprevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), bem como na promoção dos direitos.
O Guia também pretende promover a participação de crianças e adolescentes e jovens na busca de seus direitos sexuais e reprodutivos a partir da reflexão sobre adolescência, gênero, sexualidade, violências e HIV/Aids que acontecem no cotidiano.
Para facilitar a compreensão, a obra foi dividida em dez módulos. Entre eles estão: Adolescência no plural; Muitos jeitos de ser homem e mulher; Desejos e prazeres: todo mundo tem; A delícia de ser quem somos; Estou preparada para ser mãe? Estou preparado para ser pai? Prevenção é tudo de bom; entre outros.
No Guia educativo, pode-se da mesma forma sugestões de bate-papo, oficinas, jogos, filmes, livros e sites da internet que englobam as temáticas abordadas.
O lançamento da publicação aconteceu no dia 29 de maio, no estado de São Paulo, em um encontro no Centro Educacional Unificado (CEU) de Aricanduva, que reuniu cerca de 120 pessoas entre professores, pais e alunos.
Veja o 'Guia de Educação em sexualidade entre Jovens' aqui.
Saiba mais em: www.unesco.org.brwww.projetosegurancahumana.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário