segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Fluxos migratórios da citricultura causam rearranjos familiares em SP




Busca pela melhoria de vida muda o perfil da região de São Carlos

Isabel Gardenal

 

Estudo de mestrado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), desenvolvido com trabalhadores rurais da citricultura da cidade de São Carlos, São Paulo, mostrou que – em suas trajetórias migratórias – a busca pela melhoria nas condições de vida alterou as relações dos seus grupos familiares, levando a rearranjos tanto nos locais de origem quanto nos de destino. “Notou-se que o contato com outros contextos sociais certamente traz novos valores a essas famílias”, constata a autora da dissertação, Lidiane Maciel. 
A pesquisadora categorizou algumas situações familiares que exemplificavam os rearranjos trazidos pela migração ou pela busca do “melhorar de vida”, que foram a formação de famílias vínculo mãe-filho e avó-neto, a circulação de crianças entre outros núcleos familiares, a solidariedade e disputa entre o grupo de irmão que vive em um mesmodomicílio, e a redefinição dos papéis familiares (como o de pai e o de mãe).
Com isso, Lidiane percebeu que não era possível considerar um únicopadrão de arranjos familiares anteriores e posteriores à migração, atenta ela, pois o processo migratório influencia diretamente na conformação dos núcleos, podendo ressignificar posições dos membros da família e recompor relações que tinham sido perdidas.
Instigada a pesquisar o assunto na iniciação científica, ela verificou que, nos estudos sobre migração para a Região Central do Estado de São Paulo, havia uma lacuna nas investigações que paravam abruptamente na segunda metade do século XX. 
Apesar disso, ao visualizar o interior paulista, várias modificaçõeseconômicas tinham alterado a sua configuração. Araraquara e São Carlos foram regiões típicas que passaram a receber indústrias da desconcentração industrial do Estado.
Compassado com esse fortalecimento do setor industrial, também houve um crescimento do setor de agronegócio nessa região. Assim, as novas características trouxeram-lhe uma dinâmica interessante, coincidindo com as transformações pelas quais o Brasil vem passando.
A população de São Carlos cresceu muito. Entre 1980 e 2010, houve um salto de mais de 100 mil habitantes. Segundo o Censo Demográfico, essa população era de 221 mil em 2010. E, como aponta o mesmo Censo, como uma região com taxas de natalidade tão baixas em épocas recentes poderia explicar tamanha evolução?  
Lidiane acredita que isso foi graças aos fluxos migratórios que partiram das regiões Sul (Estado do Paraná), Sudeste (Estado de Minas Gerais), Nordeste (Estados da Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia) e inclusive da Região Metropolitana do Estado de SP, em direção ao município que de fato imprimiu essa nova dinâmica populacional.
O seu estudo também procurou descortinar as facetas da citricultura no Estado de São Paulo, que ainda hoje é pouco avaliada pelos estudiosos de ruralidades nas Ciências Sociais, os quais focaram seus estudos, em anos recentes, na produção e trabalho no corte de cana-de-açúcar, deixando de lado a cultura da laranja que sobrevive ao lado dos canaviais no interior.
E, diferentemente do que vários estudos sugeriam, ao lado da cana-de-açúcar, também a laranja ocupou uma posição estratégica nas décadas de 1990 e de 2000. O Estado de São Paulo é responsável por mais de 50% da produção mundial do suco dessa fruta.
Conforme a Citrus BR (organização que acompanha esse tema), foi criado no Estado um ambiente que trouxe direta e indiretamente mais de 230 mil empregos ao país. “É uma atividade cuja produção já nascia internacionalizada em 1962 para fornecer suco de laranja aos EUA e Europa, seus grandes compradores, que, porém, possui um mercado de trabalho no interior de SP com condições tão precárias quanto as da cana”.
A pesquisadora comenta que tinha dúvidas se os trabalhadores rurais, também conhecidos como “boias-frias”, achavam que as suas vidas tinham melhorado neste tipo de atividade, sendo que estavam num setor de trabalho adverso, moravam em casas autoconstruídas nas periferias e com um precário acesso aos serviços de infraestrutura.
Como esses sujeitos representavam a máxima “melhorar de vida” e como isso alterava as suas relações familiares? E por que eles acreditavam que tinham melhorado de vida naquela cidade e na citricultura? Essas foram as questões que orientaram a pesquisa.
Melhorar de vida
No processo migratório, o sentido de “melhorar de vida” tomou múltiplos significados, ressalta Lidiane: ora se relacionando com a mudança nos padrões de consumo e acesso a direitos sociais, ora com a mudança nos padrões de relacionamentos familiares.
A socióloga viu na literatura que o conceito de melhorar de vida foi sempre tratado sob uma perspectiva economicista, como sinônimo de ascensão e/ou mobilidade social, medida pelo mercado de trabalho e pelas benesses alcançadas por meio da migração.
A pesquisadora fez 25 entrevistas com os trabalhadores migrantes e, quando perguntou como representavam essa noção, acabavam deslocando suas percepções da materialidade econômica. Eles consideravam que, mesmo a atuação nesse mercado de trabalho altamente deplorativo, o fato de sair das ruralidades do interior de outros Estados, para ir à cidade e atuar em várias frentes, significava melhorar de vida.
Lidiane categorizou outros fatores que expressavam isso. Um deles foi o acesso ao mercado de consumo. Outro foi o acesso aos direitos sociais, lendo-se esses direitos (para eles) como acesso à escola e aos serviços de saúde.
Nas entrevistas das mulheres que trabalhavam na colheita da laranja, melhorar de vida funcionava como uma libertação do jugo masculino, já que muitas delas vinham “fugidas” dos maridos. Isso então representava romper com um determinado padrão de masculinidade.
Para os homens, representava ficar livre de um padrão de dominação paterno, para construir a própria casa, o próprio espaço e juntar dinheiro para comprar terra e iniciar um novo núcleo familiar.
Para muitos trabalhadores, o já “sair para o mundo” era um ganho de status. “A própria circulação nos espaços sociais significava melhoria de vida”, salienta a socióloga, para quem o grande ganho desse estudo foi entender a noção de melhorar de vida, mostrar os arranjos familiares na migração e os benefícios para os estudos de mobilidade social.
Lidiane sinalizou, curiosamente, que São Carlos (assim como a Região Central) trata com invisibilidade a população migrante que se assalaria nas roças de laranja. “O caráter tecnológico dessa cidade, marcada pela presença de duas Universidade (USP e UFSCar) e outros centros de pesquisa, contribui para essa invisibilidade”, acredita.
Perfil
O salário médio de um colhedor de laranjas em São Carlos, dimensiona a mestranda, é de um a dois salários. Trata-se de uma atividade pesada: o coletor sai de casa por volta das 5h30 e retorna às 16h30; trabalha debaixo de sol e de chuva, e enfrenta muitos problemas ocupacionais. Por isso a colheita de laranja exige um trabalhador disposto.
A partir dos dados RAIS (Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho), a pesquisadora mostrou portanto que o perfil desses trabalhadores, em sua maioria, é jovem. Têm idade entre 30 e 50 anos, e possuem o ensino fundamental incompleto. O trabalho é sazonal: inicia em julho de cada ano e termina em dezembro, e tem alta rotatividade de funcionários na colheita.
Os trabalhadores da citricultura do Estado de SP são uma população em sua maioria migrante, que possui (em parte) residência fixa, mora nas periferias, como em São Carlos, mas também são migrantes “permanentemente temporários”, ou seja, que vão e voltam, como no caso do município de Matão.
Nas entrevistas, esses trabalhadores não demonstraram insatisfação por atuarem nessa atividade. Conseguiram ressignificar o próprio trabalho. E, o fato de ter uma certa mobilidade, muitas vezes geracional, já significava em si um retorno desse trabalho.
Alguns relatos ainda indicaram uma preferência pelo trabalho rural, diante de trabalhos que lhes eram ofertados em empresas terceirizadas – como segurança, auxiliares de limpeza e serviços gerais – também carentes de seguridade trabalhista. Optavam por trabalhar na colheita da laranja.
Esses resultados de pesquisa trouxeram uma boa notícia. Em janeiro de 2013, Lidiane lançará o livro O Sentido de Melhorar de Vida: Arranjos Familiares na Migração para o Interior de São Paulo, pela Paco Editorial de Jundiaí, no qual aborda o assunto em profundidade.

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